metropoles.com

Conselho da Previdência aprova redução do juros do consignado do INSS

Taxa foi reduzida de 1,91% para 1,84% ao mês. Medida deve começar a valer a partir do fim da próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/ Metrópoles
Parte externa do prédio da previdência social - Metrópoles
1 de 1 Parte externa do prédio da previdência social - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) promoveu uma nova redução da taxa de juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para aposentados e pensionistas, ela passou de 1,91% para 1,84% ao mês. A medida foi aprovada em reunião do CNPS, realizada nesta quarta-feira (11/10). 

A medida, validada por 14 votos a 1, deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (16/10). As novas taxas entrarão em vigor dentro de cinco dias úteis, a partir da publicação. O único voto contrário à queda foi dado pelo representante dos bancos. A última redução dos juros havia sido determinada pelo CNPS em 17 de agosto, quando o valor passou de 1,97% para 1,91%.

Essa foi a quarta alteração nos juros do consignado para aposentados e pensionistas neste ano e está atrelada à queda da taxa básica de juros, a Selic. Em setembro, ela sofreu o segundo corte de 0,5 ponto percentual. Hoje, está fixada em 12,75% ao ano. 

O novo patamar da taxa do consignado valerá para o empréstimo pessoal. No cartão de crédito e no cartão de benefício, também houve recuo dos juros, de 2,83% para 2,73%.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, defende uma redução da taxa a cada queda da Selic, mas a proposta não encontra consenso no CNPS. Lupi chegou a propor um gatilho automático, que não foi aprovado em reunião anterior do órgão.

O consignado é um empréstimo que tem desconto direto na aposentadoria ou pensão. Os juros são limitados pela Previdência Social.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?