metropoles.com

Confiança empresarial recua para o menor nível desde março de 2021

Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas, reúne indicadores de indústria, serviços, comércio e construção

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
reuniao-escritorio
1 de 1 reuniao-escritorio - Foto: Reprodução

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), recuou 2,1 pontos em janeiro, para 88,6 pontos, o menor patamar desde março de 2021.

O ICE reúne os indicadores de confiança dos quatro setores analisados pelas Sondagens Empresariais produzidas pelo Ibre-FGV: indústria, serviços, comércio e construção.

Segundo o Ibre, a queda da confiança dos empresários no primeiro mês de 2023 reflete a tendência de desaceleração da atividade econômica do país, que começou a ser verificada no quarto trimestre do ano passado.

“A piora do ambiente de negócios ocorre de forma disseminada entre os setores, mas é percebida de forma mais acentuada nos segmentos do comércio e de serviços”, afirma o superintendente de Estatísticas do Ibre-FGV, Aloísio Campelo Júnior.

De acordo com o levantamento, a diminuição da confiança empresarial em janeiro foi puxada pela piora nas avaliações sobre a situação atual dos negócios.

O Índice da Situação Atual Empresarial caiu 4,3 pontos, para 90,9. Já o o Índice de Expectativas baixou 1,9 ponto, para 86, o menor nível desde março de 2021 (85,2 pontos).

Em janeiro, a confiança registrou queda em todos os setores que compõem o indicador. A confiança empresarial subiu em 41% dos 49 segmentos avaliados.

Em dezembro do ano passado, a confiança dos empresários já havia recuado para o nível mais baixo em 20 meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?