metropoles.com

Bolsa sobe no embalo da Vale; dólar, em alta, fecha cotado a R$ 4,808

Pregão na B3 foi marcado por dados positivos da economia. Mercado prevê queda da inflação e dos juros, além de elevação do PIB, em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Graficos - economia, bolsa de valores, investimento - PIB - Ações - Metrópoles
1 de 1 Graficos - economia, bolsa de valores, investimento - PIB - Ações - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ibovespa fechou em alta de 1,34%, aos 119.673 pontos, nesta segunda-feira (3/7). No ano, o índice mais importante da Bolsa brasileira (B3) acumula avanço de 9,06%.

De acordo com dados da plataforma TradeMap, o pregão foi impulsionado pelo bom desempenho das principais ações do mercado brasileiro. A Vale (VALE3), por exemplo, subiu 3,13% e registrou a quinta maiore elevação do dia.

O desempenho da mineradora foi positivamente afetado por dados da atividade econômica da China. Ela caiu em junho em comparação a maio, mas, segundo dados da S&P Global, a queda foi menor do que a esperada pelos agentes econômicos.

A sessão da Bolsa também foi recheada por boas notícias no front interno. De acordo com o Relatório Focus, divulgado todas as semanas pelo Banco Central (BC), a projeção para o IPCA de 2023 caiu de 5,06% para 4,98%. A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 2,18% para 2,19% neste ano. A previsão do mercado também apontou para uma queda da taxa básica de juros, a Selic, de 12,25% para 12% no fim de 2023.

Ainda segundo a TradeMap, as ações que apresentaram maiores altas foram a Locaweb (LWSA3, 3,96%), Gerdau (GGBR4, 3,72%) e Gerdau Metalúrgica (GOAU4, 3,59%). As maiores quedas ficaram com MRV (MRVE3, 3,11%), Raia Drogasil (RADL3, 2,80%) e Azul (AZUL4, 2,33%).

Dólar

O dólar fechou a sessão desta segunda-feira (3/7) em alta de 0,39%, cotado a R$ 4,808. Na avaliação do mercado, depois de ter atingido recentemente o nível mais baixo em um ano, os investidores aguardam sinais internos e externos para decidir se a moeda americana deve ser ainda mais depreciada em relação ao real.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?