metropoles.com

Big techs se comprometem a colocar marca d’água em conteúdo de IA

Em acordo com governo nos EUA, empresas como OpenAI, Google e Meta se comprometeram a incluir marcadores em conteúdo gerado por IA

atualizado

Compartilhar notícia

Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de tela de celular com o escrito ChatGPT com fundo colorido e a palavra OpenAI - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de tela de celular com o escrito ChatGPT com fundo colorido e a palavra OpenAI - Metrópoles - Foto: Jonathan Raa/NurPhoto via Getty Images

As principais empresas de tecnologia com projetos em inteligência artificial (IA) assumiram compromissos com o governo americano para implementar medidas de transparência em conteúdos gerados pela tecnologia.

Empresas como a OpenAI (dona do ChatGPT), Alphabet (dona do Google), Meta (dona de Facebook e Instagram), Microsoft e Amazon se comprometeram a adicionar uma marca d’água em conteúdos de IA, segundo informou o governo americano.

No acordo, as companhias também concordaram em testar de forma minuciosa os sistemas antes que sejam lançados, além de ampliar a transparência sobre informações do sistema que possam gerar riscos e insegurança digital.

O tema vinha sendo tratado com frequência nos bastidores do governo do presidente americano, Joe Biden, que falava em formas de regulamentar a tecnologia. A IA generativa, tecnologia por trás de sistemas como o ChatGPT e o Bard (do Google) ganhou popularidade nos últimos meses nos EUA e em outros países do mundo.

Além da Casa Branca, congressistas nos Estados Unidos também vinham falando sobre o tema. O presidente do Senado, o democrata Chuck Schumer (do mesmo partido de Biden), chegou a mencionar a necessidade de uma “legislação abrangente” sobre o tema.

Por ora, os compromissos assumidos pelas empresas são apenas voluntários e não estão em uma legislação específica nos EUA.

A expectativa é que as sinalizações a serem incluídas pelas big techs no conteúdo gerado por IA deve ajudar usuários a identificarem os materiais. As empresas não divulgaram, até o momento, como será feita a identificação e se valerá para outros países fora dos EUA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?