metropoles.com

Banco Safra projeta Ibovespa em 142 mil pontos e Selic a 8,75% em 2024

Relatório do Banco Safra estima que Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil termine 2024 com crescimento de 2,5% e a inflação fique em 3,3%

atualizado

Compartilhar notícia

Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Tela mostra cotações da bolsa de valores - Metrópoles
1 de 1 Tela mostra cotações da bolsa de valores - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

Um relatório do Banco Safra indica que o Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira, deve chegar aos 142 mil pontos no fim de 2024, o que significaria uma valorização de 26% em relação ao patamar atingido na segunda-feira (23/10), de 112,7 mil pontos.

De acordo com os analistas do Safra, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ser de 2,5% no ano que vem, influenciando positivamente a Bolsa por causa da “alta dos investimentos”.

“Nosso time de macroneconomia projeta uma inflação desacelerando para 3,3% e a continuidade do ciclo de corte de juros, levando a Selic para 8,75% ao final de 2024, o que contribui para esse cenário mais positivo”, afirma o banco.

“O impulso do crédito, combinado com o aumento na confiança das empresas, poderá criar um cenário favorável para os investimentos. Nossa equipe de macroeconomia acredita que a composição do PIB de 2024 será muito mais sólida que no ano anterior”, diz o relatório do Safra.

Com a tendência da consolidação de um afrouxamento monetário, a expectativa dos analistas do banco é a de que a Bolsa ofereça boas oportunidades de valorização no médio prazo.

“Como já sabemos, existe uma forte correlação entre a queda da taxa de juros e o bom desempenho do mercado de ações e vemos que a continuidade do atual ciclo de cortes de juros deve impulsionar uma performance positiva dos papéis”, afirma o banco.

Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano, depois de duas reduções consecutivas de 0,5 ponto percentual pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Segundo a última edição do Relatório Focus, do BC, divulgada na segunda-feira (23/10), o mercado projeta que a taxa básica de juros termine 2024 em 9% ao ano.

Economia global

Em seu relatório, o Banco Safra projeta que a economia da zona do euro deve continuar apresentando um fraco desempenho, com inflação persistente em patamares elevados e, consequentemente, altas taxas de juros. Ainda segundo o Safra, os Estados Unidos devem registrar um crescimento leve em 2024.

“Adicionalmente, o conflito no Oriente Médio representa um risco para os preços do petróleo, podendo alterar a trajetória de desaceleração da inflação no mundo. Essa situação deve levar o Fed (Federal Reserve , o Banco Central americano) a manter as taxas de juros em patamares altos por um período maior e poderia afetar a atratividade de mercados emergentes, como o Brasil”, diz o relatório.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?