metropoles.com

Além de onça: Alckmin devolverá escultura de dromedário a sauditas

Alckmin recebeu escultura em visita de comitiva da Arábia Saudita. Mais cedo, a Fazenda informou devolução de uma onça de ouro por Haddad

atualizado

Compartilhar notícia

Cadu Gomes/Vice-presidência da República/Flickr/Reprodução
Vice-presidente Geraldo Alckmin posa ao lado de ministro saudita, segurando estátua de um dromedário de ouro - Metrópoles
1 de 1 Vice-presidente Geraldo Alckmin posa ao lado de ministro saudita, segurando estátua de um dromedário de ouro - Metrópoles - Foto: Cadu Gomes/Vice-presidência da República/Flickr/Reprodução

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, devolverá a escultura de um dromedário recebida nesta manhã de uma comitiva da Arábia Saudita. O presente foi entregue a Alckmin após encontro em São Paulo nesta segunda-feira (31/7). Mais cedo, a Fazenda já havia informado a devolução de outro presente, uma onça de ouro recebida dos sauditas pelo ministro Fernando Haddad. 

Questionado pelo Metrópoles, o MDIC informou que o presente de Alckmin seguirá o mesmo procedimento da onça recebida por Haddad: será devolvido à embaixada da Arábia Saudita, em Brasília.

Mais cedo, a Fazenda informou que o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou que a oferta de presentes a autoridadees públicas “deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado”.

Caso o governo da Arábia Saudita “queira reenviar o presente”, afirmou a Fazenda, há trâmites exigidos pela legislação que terão de ser cumpridos. Nesse caso, o item não ficaria pessoalmente com o ministro presenteado, mas seria incorporado ao patrimônio da União em Brasília.

Pela manhã, Alckmin teve uma reunião bilateral com Khalid Al Falih, ministro de Investimento da Arábia Saudita. Al Falih também se reuniu com Haddad, a quem presenteou com a escultura da onça de ouro. 

Além do encontro bilateral, Alckmin e a comitiva saudita participaram de evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Invest Saudi, agência de investimentos do país árabe.

“Empresários sauditas têm demonstrado interesse em investir no Brasil em diversos setores, como energia renovável, fertilizantes, aeroespacial e mineração. Empresas brasileiras têm feito investimentos importantes na Arábia Saudita no setor alimentício, bancário e de defesa”, disse o MDIC, em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?