metropoles.com

Agricultura 4.0: setor aposta em big data, drone e máquina inteligente

Na Agrishow, feira de agronegócio que ocorre em SP, empresas de tecnologia oferecem produtos que usam dados para aumentar a produtividade

atualizado

Compartilhar notícia

Renan Porto/Metrópoles
Agrishow
1 de 1 Agrishow - Foto: Renan Porto/Metrópoles

Maior feira de agronegócio da América Latina, a Agrishow teve início nesta segunda-feira (1º/5), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com uma série de inovações voltadas ao uso da tecnologia para aumentar a produção na agricultura.

A 28ª edição do evento, que reúne produtores, fornecedores e empresários do setor e deve receber 198 mil visitantes nos mais de 800 estandes de expositores, vai até a próxima sexta-feira (5/5).

Pedro Estevão, presidente da Câmara de Máquinas Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), afirma que, neste ano, as principais novidades do setor estão ligadas à análise de dados para otimizar a produtividade

“Um dos caminhos é a questão dos dados. Você cria muito dado, isso ajuda o agricultor a fazer a gestão. Agricultura digital, agricultura 4.0, o que é? É uma montanha de dados que permite o aprimoramento da gestão por parte do agricultor”, diz Estevão ao Metrópoles.

Outro área de inovação, afirma Estevão, é o uso da “tecnologia embarcada”.

“São softwares que controlam tanto as máquinas quanto o ambiente e enviam informações para bancos de dados. Essa é a questão, ter máquinas inteligentes e autônomas”, diz.

0

A empresa Agrotoken apresenta aos visitantes da Agrishow a possibilidade de transformar produção agrícola em “tokens” que podem ser usados na compra de equipamentos e de matéria-prima, por exemplo.

O objetivo da moeda digital é facilitar e oferecer mais alternativas para a negociação com fornecedores.

“Transformar grãos em tokens abre um novo leque de possibilidades ao produtor rural e também a todo o agro”, diz o diretor da empresa, Anderson Nacaxe, ao Metrópoles.

Uma das formas de transação disponíveis para usar os tokens é por meio de um cartão oferecido pela Agrotoken.

“Independentemente do dono da loja saber lidar com grãos, ele vai conseguir aceitar o pagamento. O produtor paga em grãos, e o vendedor recebe em reais”, diz Nacaxe.

Drone

A empresa americana Eavision lançou na Agrishow uma versão de seu drone de pulverização agrícola, EA-30X, capaz de desviar de obstáculos durante o plantio.

“Esse equipamento traz mais segurança e agilidade, além de ser mais responsivo e estável. Conta com uma grande facilidade no desvio de obstáculos e acompanhamento do relevo, o que garante alta eficiência em todos os tipos de climas e culturas”, explica o diretor comercial da Eavision no Brasil, Julio Cezar Pignata.

A Fendt, empresa que fabrica máquinas agrícolas de grande porte, lançou na Agrishow seu novo trator de pulverização, com uma tecnologia que promete reduzir o desperdício por parte do produtor.

O sistema “LiquidLogic” tem o objetivo de reduzir o potencial de aplicação de calda mal preparada e custos excessivos com manutenção por entupimento e sedimentação. Ele funciona por meio da agitação proporcional do produto pulverizado, promovendo a recirculação da substância no compartimento.

“Com essa uniformidade, a máquina mantém o volume de gotas independentemente da velocidade de operação e também faz a compensação da taxa durante as curvas”, diz a empresa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?