metropoles.com

Zelensky recusa cessar-fogo: “Não usarão pausa para mudar geopolítica”

Para o líder ucraniano, “congelar o conflito significa uma pausa que dá à Federação Russa tempo para descansar”

atualizado

Compartilhar notícia

UKRINFORM/ Ukrinform/Future Publishing via Getty Image
O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy durante seu discurso regular à nação, Kiev, capital da Ucrânia
1 de 1 O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy durante seu discurso regular à nação, Kiev, capital da Ucrânia - Foto: UKRINFORM/ Ukrinform/Future Publishing via Getty Image

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou não ser possível negociar trégua com a Rússia antes de recuperar territórios perdidos durante a guerra. Para o líder ucraniano, um cessar-fogo, neste momento, daria oportunidade do Kremlin descansar e preparar-se para uma repressiva.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Zelensky declarou ter a certeza de que o russos “não usarão essa pausa para mudar sua geopolítica ou renunciar às suas reivindicações sobre as ex-repúblicas soviéticas”. Para ele, “congelar o conflito significa uma pausa que dá à Federação Russa tempo para descansar”.

0

Desde que a guerra entre os países vizinhos teve início, Moscou tem controlado boa parte da região de Kherson e de Donetsk, na Ucrânia. A Rússia, inclusive, se movimenta indicando uma possível anexação dos territórios no futuro, emitindo passaportes e impondo impostos a comércios das regiões tomadas.

Ainda durante a entrevista, Zelensky agradeceu o apoio de outras nações e reconheceu o custo da guerra. “Sou grato às pessoas de lá [aliados europeus]. É difícil para eles, agora têm preços altos, sofrem desconforto por causa dessa guerra, por causa das crises fabricadas pelos russos. Mas é uma questão de valores”, declarou.

Rússia e Ucrânia assinam acordo para reabrir portos ucranianos no Mar Negro

Rússia e Ucrânia assinaram, nessa sexta-feira (22/7), acordo para a reabertura dos postos ucranianos com o objetivo de amenizar a grave situação de falta de alimentos como uma consequência do conflito entre os países.

Apesar do passo, Zelensky ainda demonstra descrença quanto as intenções russas. “As concessões diplomáticas a Moscou podem estabilizar um pouco os mercados, mas só proporcionarão uma pausa temporária e um bumerangue no futuro”, disse o líder ucraniano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?