metropoles.com

Zelensky condena novos ataques russos: “O mundo precisa responder”

Ucraniano Volodymyr Zelensky faz apelo após bombardeios russos atingirem usina termelétrica e infraestrutura energética da Ucrânia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Thierry Monasse/Getty Images
Imagem colorida, O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy fala com a imprensa antes da cúpula da União Europeia, na Bélgica- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy fala com a imprensa antes da cúpula da União Europeia, na Bélgica- Metrópoles - Foto: Thierry Monasse/Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou os novos ataques russos contra instalações energéticas em diferentes regiões do país nesta quinta-feira (30/10). Em pronunciamento, ele classificou as ofensivas como “puro terrorismo” e afirmou que “pessoas normais não agem assim”, pedindo uma resposta “apropriada” da comunidade internacional.

Os bombardeios mais intensos atingiram a usina termelétrica de Sloviansk, na região de Donetsk, matando duas pessoas e ferindo outras, segundo as autoridades ucranianas. “Infelizmente, duas pessoas morreram. Meus pêsames. Há feridos. E isso é puro terrorismo”, afirmou Zelensky em vídeo publicado nas redes sociais.

“Pessoas normais não travam guerras assim, e o mundo precisa responder adequadamente a esse tipo de guerra promovida pela Rússia”, disse o presidente ucraniano.

Segundo o presidente, o ataque foi “complexo e calculado” para dificultar a interceptação. “Foram utilizados mísseis balísticos e aerobalísticos. No total, mais de 600 drones de ataque foram lançados, dos quais cerca de 400 foram abatidos. Dois terços dos mísseis também foram neutralizados. Nossa defesa aérea está salvando uma parte significativa da infraestrutura”, afirmou.

O governo ucraniano confirmou restrições de eletricidade em todo o território nacional após os bombardeios. “Onde os russos destruíram, os ucranianos estão reconstruindo”, declarou Zelensky.

Campanha contra o sistema energético ucraniano

Os ataques, realizados na madrugada de quinta-feira, atingiram instalações energéticas nas regiões central, ocidental e sudeste da Ucrânia. A primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, acusou Moscou de mirar a população civil e o fornecimento de energia às vésperas do inverno no hemisfério norte.

“O objetivo deles é mergulhar a Ucrânia na escuridão. O nosso é preservar a luz”, escreveu a premiê no Telegram. 

Segundo a Força Aérea Ucraniana, as defesas interceptaram 592 dos 653 drones do tipo Shahed e 31 dos 52 mísseis disparados pela Rússia durante a noite. Foram registrados 79 ataques em 20 locais diferentes.

Zelensky condena novos ataques russos: “O mundo precisa responder” - destaque galeria
4 imagens
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fala com a imprensa antes da cúpula da União Europeia, na Bélgica
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky é presidente da Ucrânia
Zelensky condena novos ataques russos: “O mundo precisa responder” - imagem 1
1 de 4

Thierry Monasse/Getty Images
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fala com a imprensa antes da cúpula da União Europeia, na Bélgica
2 de 4

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fala com a imprensa antes da cúpula da União Europeia, na Bélgica

Thierry Monasse/Getty Images
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
3 de 4

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Imagens
Volodymyr Zelensky é presidente da Ucrânia
4 de 4

Volodymyr Zelensky é presidente da Ucrânia

Avanço russo e apelo por reforços

Paralelamente aos ataques aéreos, a Rússia afirmou ter capturado duas novas localidades no nordeste e no sul da Ucrânia — Sadové, na região de Kharkiv, e Krasnoguirské, em Zaporíjia.

Diante das perdas territoriais e dos danos à infraestrutura, o presidente voltou a pedir apoio militar e financeiro dos aliados ocidentais. “Contamos com os Estados Unidos, a Europa e os países do G7 para não ignorarem a intenção de Moscou de destruir tudo”, afirmou.

Zelensky ainda defendeu o fortalecimento das sanções contra Moscou, afirmando que o impacto econômico já é perceptível. “As exportações de petróleo são a base da arrogância russa. Se as sanções forem mantidas e reforçadas, a Rússia pode perder até 50 bilhões de dólares no próximo ano. Esse é um argumento forte para pôr fim à guerra”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?