Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Zelensky afirma que Ucrânia buscou paz "desde 1º segundo da guerra"

O comentário foi feito nas redes sociais um dia antes de o ucraniano viajar à Arábia Saudita para participar de uma reunião com os EUA

Giovanna Pécora10/03/2025 09:52, atualizado 10/03/2025 12:22
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images
Imagem colorida mostra Volodymyr Zelensky - Metrópoles

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (10/2) que o país busca a paz “desde o primeiro segundo da guerra” e que a única razão para a continuidade das ofensivas é a Rússia.

O comentário foi feito nas redes sociais um dia antes de o ucraniano viajar à Arábia Saudita para participar, nesta terça-feira (11/3), de uma reunião entre delegações de Kiev e dos Estados Unidos.

“A Ucrânia vem buscando a paz desde o primeiro segundo da guerra, e sempre dissemos que a única razão pela qual ela continua é a Rússia. Sou grato a cada unidade e cada brigada defendendo as posições da Ucrânia, garantindo a destruição dos ocupantes e fazendo todos os esforços para fornecer ao nosso país a força necessária para trazer a paz para mais perto”, declarou o presidente na rede social X.

Zelensky deve se encontrar nesta terça com representantes dos Estados Unidos, o que acontecerá pela primeira vez após o bate-boca com Donald Trump e o vice-presidente americano, J.D. Vance.

As discussões têm como objetivo “estabelecer as bases para um acordo de paz e um cessar-fogo inicial” entre a Rússia e a Ucrânia, afirmou Steve Witkoff, enviado dos EUA, que estará presente.

O presidente ucraniano espera garantir compromissos de segurança dos Estados Unidos antes de um possível cessar-fogo com a Rússia.