metropoles.com

Zelensky admite que russos controlam parte de Kiev, coração do poder

“As tropas russas controlam o norte de Kiev, têm recursos e mão de obra”, afirmou o presidente em pronunciamento

atualizado

Compartilhar notícia

Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, em meio à autoridades do governo e primeiros-ministros tcheco e polonês. Ele olha para o lado e usa traje esportivo em cor militar - Metrópoles
1 de 1 Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, em meio à autoridades do governo e primeiros-ministros tcheco e polonês. Ele olha para o lado e usa traje esportivo em cor militar - Metrópoles - Foto: Ukrainian Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Tropas russas controlam a parte norte de Kiev, capital ucraniana e coração do poder. A informação foi confirmada pelo presidente do país, Volodymyr Zelensky, em discurso na noite desta segunda-feira (28/3).

“As tropas russas controlam o norte de Kiev, têm recursos e mão de obra. Eles estão tentando restaurar as unidades destruídas”, admitiu em pronunciamento.

O líder ucraniano afirmou que Chernihiv, Sumy, regiões de Kharkiv e Donbas, no sul da Ucrânia, vivem uma situação “tensa , muito difícil”.

Antes da fala de Zelensky, autoridades locais afirmaram que o Exército russo perdeu mais espaço no território ucraniano. As tropas já não controlam mais a cidade de Irpin e áreas periféricas de Kharkiv e Kiev.

Nesta segunda-feira (28/3), o prefeito de Irpin, Oleksandr Markushyn, anunciou a retomada do controle total da cidade, que fica a poucos quilômetros de Kiev.

“Temos boas notícias hoje: Irpin foi libertada. Entendemos que haverá mais ataques à nossa cidade, e vamos defendê-la corajosamente”, comemorou.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, também anunciou que o Exército ucraniano retomou o controle de áreas do subúrbio da cidade.

O governo ucraniano afirma que as forças de segurança reconquistaram o controle da área de Mala Rogan, na periferia de Kharkiv, a segunda maior cidade do país.

Na sexta-feira (25/3), o Pentágono, órgão de defesa dos Estados Unidos, afirmou que o Exército russo perdeu o controle da cidade de Kherson, a primeira que foi tomada pelas tropas do presidente Vladimir Putin. A Rússia não comentou a afirmação.

Segundo o Pentágono, os ucranianos estão lutando para retomar a região estratégica geograficamente. As informações foram divulgadas por agências internacionais de notícias.

No começo do mês, tropas russas invadiram Kherson, no Mar Negro, no sul da Ucrânia. Eles tomaram o controle da estação ferroviária e do porto.

0

Mariupol em colapso

A prefeitura de Mariupol, no sul ucraniano, afirma que a invasão russa causou a morte de 5 mil civis. A região está sitiada há mais de 20 dias.

Nesta segunda-feira (28/3), o prefeito da cidade, Vadym Boichenko, disse que o Exército russo “prendeu” milhares de moradores de Mariupol sem energia e com poucos suprimentos.

Segundo autoridades locais, 90% dos prédios foram danificados, e 40%, destruídos, incluindo hospitais, escolas, creches e fábricas. Cerca de 140 mil pessoas fugiram da cidade. “A situação continua difícil. As pessoas estão além da linha de catástrofe humanitária”, denunciou Boichenko.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?