metropoles.com

França identifica segundo autor de ataque em igreja

Abdel-Malik Nabil Petitjean, de 19 anos, foi visto no mês passado na Turquia quando supostamente seguia para a Síria, mas em vez disso voltou para a França. Ele e um comparsa degolaram um padre e feriram outro homem durante ataque

atualizado

Compartilhar notícia

REPRODUÇÃO/ TWITTER/ SITE INTEL GROUP
ataque terroristas igreja
1 de 1 ataque terroristas igreja - Foto: REPRODUÇÃO/ TWITTER/ SITE INTEL GROUP

Autoridades da França identificaram nesta quinta-feira (28/7) o segundo homem que atacou uma igreja na Normandia durante uma missa. O homem foi identificado como Abdel-Malik Nabil Petitjean, de 19 anos, do leste francês, que foi visto no mês passado na Turquia quando supostamente seguia para a Síria, mas em vez disso voltou para a França.

A identificação foi feita após testes de DNA no corpo do suspeito. Uma autoridade do setor de segurança confirmou que o homem era o mesmo que havia sido registrado em uma foto distribuída pela polícia francesa em 22 de junho, com o alerta de que poderia estar planejando um ataque.

Quatro dias depois, Petitjean e outros francês de 19 anos, Adel Kermiche, invadiram a igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray durante a missa da manhã da terça-feira e fizeram cinco reféns: o padre, duas freiras e um casal de idosos. O padre teve a garganta cortada e um homem ficou gravemente ferido. Outra freira presente na missa fugiu e avisou as autoridades. A dupla apontada como responsável pelo ataque foi morta pela polícia quando deixava a igreja.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Petitjean nasceu no leste da França, em Saint-Die-des-Vosges, mas recentemente vivia na cidade alpina de Aix-les-Bains, onde vive sua mãe, informou o escritório da promotoria. Kermiche era de Saint-Etienne-du-Rouvray, onde o ataque ocorreu, no noroeste francês.

Um jovem que teria 16 anos foi detido após o ataque à igreja e ainda era mantido em poder das autoridades para interrogatórios, disse a promotoria.

Um agente de segurança disse que a Turquia identificou Petitjean em um aeroporto turco seguindo para a Síria em 10 de junho e que em 29 de junho o nome dele foi enviado para autoridades francesas e foi logo colocado em uma lista especial. “Mas ele não foi para a Síria”, disse a autoridade, que pediu anonimato. O suspeito voltou para a França em 11 de junho. Nos últimos meses, o Estado Islâmico tem encorajado ocidentais que desejam se unir aos extremistas que permaneçam em seus países para realizar ataques.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?