metropoles.com

Europol diz que Estado Islâmico está pronto para atacar Europa novamente

O relatório também destacou o risco de um novo ataque na França, “destinado a causar mortes em massa entre a população civil”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
estado islâmico
1 de 1 estado islâmico - Foto: Reprodução

O Estado Islâmico está pronto e disposto a atacar a Europa novamente, disse o chefe da Europol, Rob Wainwright, nesta segunda-feira (25/1).

“Quando se encontraram no mês passado, peritos nacionais concordaram com a avaliação do setor de inteligência de que o Estado Islâmico tem a vontade e a capacidade de realizar mais ataques na Europa”, afirmou Wainwright em entrevista coletiva em Amsterdã. “Todas as autoridades nacionais estão trabalhando para impedir que isso aconteça”, acrescentou.

Wainwright se referiu a uma avaliação contra o terrorismo publicado na semana passada pela Europol, que advertiu que terroristas do Estado Islâmico “vão realizar um ataque terrorista em algum lugar na Europa novamente”.

O relatório também destacou o risco de um novo ataque na França, “destinado a causar mortes em massa entre a população civil”, mas disse que outros países da União Europeia também estão em risco.

“A inteligência sugere que o Estado Islâmico desenvolveu um comando de ação externa treinados para ataques especiais no ambiente internacional”, disse o relatório.

Células terroristas do Estado Islâmico atualmente operam na União Europeias e “são em grande parte doméstica e/ou de base local,” de acordo com a Europol.

“Ao selecionar o quê atacar, onde, quando e como, o Estado Islâmico mostra sua capacidade de atacar à vontade, em qualquer momento e em quase todo o alvo escolhido”, concluiu o relatório da Europol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?