metropoles.com

Confronto em Gaza deixa pelo menos 4 mortos e 300 feridos

Tensões na região aumentaram após presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o reconhecimento de Jerusalém como capital da Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
gaza palestina israel
1 de 1 gaza palestina israel - Foto: Reprodução/Twitter

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, as tensões na região, sobretudo na Faixa de Gaza, voltaram a aumentar: levante palestino, ataques aéreos coordenados por Israel e articulação de países da região, membros da Liga Árabe. Até o momento 4 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas.

Na quarta (6/12), Trump também anunciou a transferência da embaixada norte-americana, hoje em Tel-Aviv, para Jerusalém. O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, não aceitou a decisão. Em comunicado, ele considerou decisão equivocada e afirmou que os Estados Unidos já não podem ser considerados um mediador isento nas negociações, apesar de Trump ter garantido que a medida não impede um acordo de paz.

Na sexta-feira, reações pelo mundo marcaram o ‘Dia da Fúria’. os palestinos fizeram um “levante” e atacaram Israel no território da Faixa de Gaza, mas acabaram com duas baixas entre os combatentes – dois homens entre 28 e 30 anos, segundo a agência de notícias AFP.

Na manhã deste sábado, o confronto seguiu. Ataques aéreos seguiram a reação ao levante e atacaram os palestinos. Mais duas pessoas morreram e há feridos.

Quanto às questões diplomáticas, o presidente palestino desistiu de encontrar o vice norte-americo Mike Pence. Na Turquia, o mandatário Erdogan que ser o líder das ações contra os EUA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?