Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Vieira volta a discutir crise com embaixador do Brasil na Argentina

Mauro Vieira se reuniu com o embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, pela 3ª vez após crise com o governo Javier Miler

31/07/2026 17:15, atualizado 31/07/2026 17:43
LUIS NOVA / METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Vieira volta a discutir crise com embaixador do Brasil na Argentina

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, voltou a se reunir, nesta sexta-feira (31/7), no Itamaraty, com o embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, para discutir a recente crise diplomática com o governo de Javier Milei. Esse foi o terceiro encontro entre os dois desde segunda-feira (27/7), quando o embaixador retornou ao país.

Assim como em reuniões recentes, o principal assunto discutido pelos dois diplomatas foi a evolução do “quadro das relações bilaterais entre Brasil e Argentina”, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

O embaixador foi convocado pelo governo brasileiro após ataques do presidente da Argentina, Javier Milei, contra Lula.

No último fim de semana, o presidente brasileiro foi chamado de “presidiário” pelo argentino. O ataque de Milei aconteceu durante a conferência do Partido Liberal (PL) que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Além de chamar Bitelli de volta ao Brasil para consulta, a diplomacia brasileira convocou o embaixador da Argentina em Brasília para explicações.

Por ora, o embaixador brasileiro em Buenos Aires deve continuar fora do posto. O retorno do diplomata para a Argentina depende de possíveis desdobramentos positivos na relação entre os dois países.