metropoles.com

Unesco: educação ambiental será componente curricular básico até 2025

De acordo com diretora-geral da instituição, a educação é como uma “ferramenta poderosa para transformar nossa relação com a natureza”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura Municipal de São Gonçalo
escola
1 de 1 escola - Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Mais de 80 ministros e vice-ministros de todo o mundo se comprometeram a adotar a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como componente central de todos os sistemas educacionais, em todos os níveis, até 2025. A medida foi tomada durante a Conferência Mundial Virtual, realizada na semana passada.

“Os representantes das nações se comprometeram com a promoção de medidas concretas para transformar a aprendizagem para a sobrevivência de nosso planeta”, comemorou a organização.

A Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável descreve uma série de políticas para transformar a aprendizagem, abrangendo ensino, treinamento profissional e engajamento cívico.

“Também destaca a necessidade de implementar a EDS com foco em habilidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, habilidades de colaboração, resolução de problemas e construção de resiliência”, acrescentou a Unesco.

A organização disse, por meio de nota, que analisou os planos e os currículos de educação de 50 países. Em sua análise, a Unesco descobriu que mais da metade desses planos e currículos não faz qualquer referência à mudança climática – e apenas 19% deles tratam sobre biodiversidade.

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, descreveu a educação como uma “ferramenta poderosa para transformar nossa relação com a natureza”.

Já a chanceler alemã Angela Merkel frisou a importância do EDS para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “Precisamos de capacitação para que o desenvolvimento sustentável não seja um privilégio de poucos, mas, sim, acessível a todas as pessoas. O sucesso do programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 nos aproximará de todos os ODS”.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações