Ucrânia receberá kit de desminagem e antiexplosivos do Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou que o país atacado pela Rússia "continuará fornecendo apoio para se defenderem"

atualizado 30/12/2022 18:09

pessoas comemorando com bandeiras da ucrânia - metrópoles STR/NurPhoto via Getty Images

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou, nesta sexta-feira (30/12), que o país enviará um kit de desminagem e antiexplosivos para a Ucrânia. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou que o país atacado pela Rússia “continuará fornecendo apoio para se defenderem”.

Segundo o governo, mais de mil detectores de metal Vallon e 100 kits de desarmamento de bombas foram doados a Ucrânia para ajudar na limpeza de campos minados e, consequentemente, garantir a segurança de territórios recuperados, casas de civis e infraestrutura.

“O uso de minas terrestres pela Rússia direcionadas à infraestrutura civil destacam a chocante crueldade da invasão de Putin. Este último pacote de apoio do Reino Unido ajudará a Ucrânia a limpar terras e edifícios com segurança enquanto recupera seu território legítimo”, declarou o Secretário da Defesa, Robert Ben Lobban Wallace.

Confira o anúncio do primeiro-ministro britânico:

Recentemente, o Reino Unido também forneceu um pacote de sistemas de defesa aérea com mais de mil mísseis antiaéreos e 125 canhões antiaéreos, para ajudar na defesa da Ucrânia contra ataques russos. Em nota, o Ministério da Defesa afirma que “o fornecimento de suporte continuará em 2023”.

Mais lidas
Últimas notícias