Ucrânia pede ajuda em defesa antiaérea após ataque russo que matou 15
Capacidade de sistemas Patriot da Ucrânia está escassa e Forças Armadas têm dificuldade de lidar com mísseis balísticos russos

O ataque russo contra Kiev na madrugada desta quinta-feira (20/8) deixou ao menos 15 mortos, segundo o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, que reforçou a necessidade das Forças Armadas do país em aumentar a capacidade de defesa antiaérea.
Zelensky afirmou que o ataque russo utilizou vários tipos de mísseis e 168 drones. Além das vítimas, foram danificados 30 prédios residenciais, uma escola, um hospital infantil e uma creche, em Kiev e região.
“Nossos guerreiros abateram hoje todos os mísseis russos ‘Kalibr’. A taxa geral de interceptação de mísseis de cruzeiro foi de 93%, além de uma alta porcentagem de drones abatidos. A maior ameaça é a balística. E isso depende inteiramente do fornecimento de mísseis para os sistemas Patriot para a Ucrânia — portanto, depende dos parceiros do nosso estado”, disse o presidente ucraniano em comunicado no Telegram.
O sistema Patriot é uma defesa antiaérea e antimíssil de longo alcance, de fabricação estadunidense. Ele é utilizado pela Ucrânia para interceptar mísseis balísticos russos durante a guerra que já dura mais de quatro anos.
Zelensky afirmou em publicação que, “enquanto a Ucrânia não tiver armamento antibalístico suficiente, a Rússia não considerará seriamente a paz”. Ele ainda afirmou que “os interceptores dos mísseis Patriot ainda não foram substituídos e são necessários todos os dias. Cada míssil adicional salva vidas”.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO líder ucraniano tenta negociar uma maior quantidade de Patriots com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.











