metropoles.com

Ucrânia: OSCE confirma que bombardeios em Kharkiv mataram funcionária

Vítima dos ataques é Maryna Fenina, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)

atualizado

Compartilhar notícia

Russian Defence MinistryTASS via Getty Images
Russos sitiam Kiev, dizem dominar Kherson e matam 21 em Kharkiv
1 de 1 Russos sitiam Kiev, dizem dominar Kherson e matam 21 em Kharkiv - Foto: Russian Defence MinistryTASS via Getty Images

Uma funcionária da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) está entre as vítimas dos bombardeios russos à cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia. Os ataques que vitimaram Maryna Fenina ocorreram durante esta terça-feira (1º/3).

Em comunicado, a entidade confirmou o óbito da colaboradora. “Nossas mais profundas condolências vão para a família de Maryna”, disse o presidente em exercício da OSCE e ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau.

A manifestação de pesar foi endossada pela secretária-geral da OSCE, Helga Maria Schmid. “Maryna era um membro valioso da equipe e nossos colegas na Ucrânia permanecem em contato próximo com sua família para oferecer nosso apoio”, prossegue a organização.

De acordo com informações da OSCE, Maryna morreu enquanto buscava suprimentos para a família. “Apesar de sucessivos apelos de toda a comunidade internacional e de toda a OSCE, a operação militar não provocada contra a Ucrânia continua. É preciso acabar imediatamente com as hostilidades e iniciar um diálogo significativo”, cobra a entidade.

0

A OSCE é uma organização de países ocidentais criada com objetivo de difundir e promover os ideais democráticos, os direitos humanos e a liberdade de imprensa na Europa.

Rússia intensifica ataques

Nos últimos dias, a Rússia intensificou a ação de suas tropas e já pressiona ao menos 16 cidades ucranianas. Essas províncias sofrem bombardeios massivos para viabilizar a tomada de poder pelo Exército do presidente russo, Vladimir Putin.

Além de Kharkiv e Kiev, capital ucraniana e coração do governo, Chemihiv, Ivankiv, Zhytomyr, Lviv, Chemowitz, Kherson, Odessa, Mykolaiv, Kamianske, Dnipro, Mariupol, Belgorod, Boryspil e Chernobyl estão sob a mira dos russos.

Nas últimas horas, Kiev, Kharkiv, Kherson e Mariupol enfrentaram as situações mais dramáticas. Civis são o alvo da ação militar, e a Ucrânia já fala em 2 mil mortos.

Os russos sitiaram Kiev, capital ucraniana e centro do governo nacional. O Exército diz ter dominado Kherson durante a madrugada desta quarta-feira (2/3). Um único ataque matou 21 pessoas em Kharkiv.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?