Ucrânia demite oficial após denúncia de soldados desnutridos
Imagens de soldados extremamente magros geraram indignação na Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia

A Ucrânia afirmou que demitiu nessa sexta-feira (24/4) o comandante de uma unidade militar depois que surgiram imagens de soldados extremamente magros, deixados na linha de frente por meses sem fornecimento adequado de comida ou água, o que provocou indignação em todo o país.
Uma mulher, identificada como esposa de um soldado da unidade, publicou fotos mostrando três militares que haviam perdido muito peso, com costelas e clavículas salientes e barbas espessas e sem aparar.
A unidade estava posicionada na linha de frente, na região nordeste de Kharkiv, desde 25 de agosto, com suprimentos chegando “como Deus quer, mais ou menos a cada 10 ou 15 dias, sem água nem comida”, escreveu a mulher, Anastasia Silchuk, nas redes sociais.
Durante o inverno, os homens derretiam neve e bebiam água da chuva, acrescentou ela.
Jornalistas militares e figuras públicas ucranianas reagiram. “Eu nunca pensei que nossa liderança militar levaria o Exército a tamanha desonra. Nossos recrutas parecem aqueles que voltam do cativeiro russo”, escreveu a correspondente Anna Kaliuzhna nas redes sociais.
Comandante demitido
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia informou na sexta-feira que demitiu o comandante da unidade — o chefe da 14ª Brigada Mecanizada — acusando-o de ter “ocultado o verdadeiro estado das coisas”.
“Várias posições foram perdidas e uma série de erros de cálculo foi cometida em relação ao fornecimento de suprimentos aos militares. Em particular, foi identificado um problema no abastecimento de alimentos a uma das posições da brigada”, disse o Estado-Maior em uma publicação nas redes sociais.
A unidade atua em combate na região do rio Oskil, na área de Kupiansk, no nordeste da Ucrânia.
Ao mesmo tempo, porém, o Exército afirmou que ataques russos às operações logísticas “complicaram significativamente” o abastecimento das forças ucranianas.
Os suprimentos são entregues às tropas nessa parte da frente de batalha por meio de drones e barcos que atravessam o curso d’água, alvo de ataques russos, segundo a Ucrânia.
“Os ataques aéreos do inimigo às travessias sobre o rio Oskil complicaram significativamente o apoio logístico às unidades das Forças de Defesa na área”, afirmou o comunicado.
Exército promete retirar homens desnutridos
O novo comandante da brigada, Taras Maximov, realizou uma chamada on-line com os soldados após sua nomeação, prometendo tentar retirá-los para descanso assim que o clima tornasse isso possível.
O Exército afirmou que alimentos haviam sido recentemente entregues à unidade. “Caso as condições permitam, a evacuação imediata das tropas será realizada.”
“Ajude nos tirando daqui, e tudo ficará bem”, disse um dos homens a ele durante a chamada, divulgada pela mídia ucraniana.
Confira mais informações no DW Brasil, parceiro do Metrópoles.
