Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Turista sobe em estátua de Baco na Itália e simula atos sexuais. Veja

Mulher causa indignação em moradores, que pedem punições mais severas para viajantes desrespeitosos

17/07/2024 12:11
Compartilhar notícia
Reprodução/ Facebook
Turista sobe em estátua de Baco de Giambologna - Metrópoles

Uma turista escalou o monumento Baco de Giambologna, em Florença, na Itália, e imitou atos sexuais com a escultura. Os registros viralizaram nas redes sociais em que causou indignação por parte da população, questionando e pedindo punição para visitantes que desrespeitem as obras locais. 

A mulher, cuja identidade e nacionalidade ainda não são conhecidas, aparece nas fotos sorridente, vestindo shorts jeans e uma camiseta preta, enquanto a amiga tirava fotos. Além de subir na estátua, a jovem chega a ficar de costas para a estátua e se ajoelhar imitando um ato sexual. 

O monumento se trata de uma réplica do Baco de bronze original, na qual foi criado por Glambologna na década de 1560 e é mantido no Museu Bargello. Ela foi trocada em 2006 pela réplica e fica no topo de uma antiga fonte de mármore chamada de “Del Centauro”.

A polícia da Itália tenta identificar a mulher.

Turista sobe em estátua de Baco na Itália e simula atos sexuais. Veja - destaque galeria
3 imagens
A mulher sorridente fica de costas para a estátua
Turista sobe em estátua de Baco de Giambologna
Turista sobe em estátua de Baco na Itália e simula atos sexuais. Veja - imagem 1
1 de 3

Reprodução/ Facebook
A mulher sorridente fica de costas para a estátua
2 de 3

A mulher sorridente fica de costas para a estátua

Reprodução/ Facebook
Turista sobe em estátua de Baco de Giambologna
3 de 3

Turista sobe em estátua de Baco de Giambologna

Reprodução/ Facebook

Repercussão

A atitude chegou aos críticos de arte da Itália, como Vittorio Sgarbi, que compartilhou as imagens nas redes sociais e comentou sobre o caso. 

Em Florença, uma menina subiu na estátua de Giambologna imitando um ato sexual. É uma transfiguração: quando a arte é mais verdadeira que a vida. É um ato crítico realizado por uma garota bêbada, não erótico”, escreve. 

Patrizia Asproni, da Confcultura, uma organização de patrimônio cultural, também comentou da situação. “Florença é uma cidade que não faz com que os visitantes a respeitem. Essas manifestações contínuas de grosseria e incivilidade ocorrem porque todos se sentem no direito de fazer o que querem com impunidade”, aponta.

Patrizia ainda comenta sobre ter punições mais severas. “Precisamos aplicar o ‘modelo de Cingapura’: controles mais rígidos e multas altas”, conclui.

Ao Daily Mail, a chefe da polícia local Antonella Ranaldi relatou sobre a visitação dos turistas. “Turistas são bem-vindos, mas deve haver respeito por nossos monumentos, sejam eles originais ou cópias”, informa.