metropoles.com

Afeganistão: tumulto em aeroporto de Cabul deixa mortos

Voos comerciais foram cancelados, e somente viagens militares estão autorizadas na capital. Talibã tomou o poder do país no domingo

atualizado

Compartilhar notícia

avião-afe-morte
1 de 1 avião-afe-morte - Foto: null

Após o Talibã tomar o governo do Afeganistão no último domingo (15/8), uma confusão deixou ao menos três mortos no aeroporto de Cabul, capital do país. Segundo informações do portal G1, viagens comerciais foram canceladas, e somente voos militares estão autorizados.

Vídeos publicados em redes sociais mostram o desespero de passageiros que tentam embarcar a qualquer custo. Confira:

Autoridades do aeroporto emitiram um alerta pedindo para que a população não fosse ao local: “Por favor, não venha para o aeroporto”.

Ainda não se sabe o que motivou as mortes. A suspeita é que algumas pessoas tenham sido pisoteadas devido às aglomerações. Segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, três mortes deram-se por armas de fogo. A agência Reuters relata a morte de cinco pessoas, mas sem determinar a causa.

Durante o tumulto, agentes das tropas dos Estados Unidos, que estavam no aeroporto para ajudar os norte-americanos a embarcarem, atiraram para o alto, mas não há informações se o fato está ligado aos óbitos.

Outro vídeo mostra pessoas correndo em torno de um avião da Força Aérea norte-americana em movimento. Alguns, inclusive, tentam subir no corpo da aeronave. Há a confirmação de pelo menos duas mortes nesse movimento. Veja:

Talibã toma o governo afegão

O grupo extremista Talibã afirmou ter tomado controle do palácio presidencial em Cabul, no Afeganistão, após a fuga do presidente, Mohammad Ashraf Ghani. O anúncio foi feito horas depois de o grupo cercar a capital do país neste domingo (15/8).

O ex-vice-presidente e chefe do Conselho Superior para a Reconciliação Nacional, Abdullah Abdullah, disse que, ao fugir, Ashraf Ghani “abandonou a nação”.

Em resposta, Ghani argumentou que deixou o país para evitar mortes. Ele afirmou que “incontáveis patriotas seriam martirizados e a cidade de Cabul seria destruída”, caso permanecesse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?