Trump diz que Índia concordou em parar de comprar petróleo russo

Donald Trump anuncia acordo com Índia para reduzir tarifas e afirma que país deixará de comprar petróleo russo, por americano e venezuelano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Andrew Harnik/Getty Images
Imagem colorida de Donald Trump e Narendra Modi - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump e Narendra Modi - Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (2/2) que a Índia concordou em parar de comprar petróleo da Rússia e em estreitar sua cooperação comercial com Washington, numa tentativa de “acabar com a guerra na Ucrânia”.

Em uma publicação na sua rede social Truth Social, Trump disse que conversou pela manhã com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a quem chamou de “um dos meus maiores amigos e um líder poderoso e respeitado em seu país”.

“Ele concordou em parar de comprar petróleo russo e em comprar muito mais dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela. Isso ajudará a acabar com a guerra na Ucrânia, que está acontecendo neste momento, com milhares de pessoas morrendo a cada semana!”, disse o republicano.

Segundo Trump, Modi comprometeu-se a interromper as importações de petróleo russo e a aumentar substancialmente as compras de energia, tecnologia, agricultura e outros produtos dos Estados Unidos, num total superior a US$ 500 bilhões.

Acordo comercial

O republicano ainda anunciou um novo acordo comercial com Nova Delhi. Os EUA reduzirão de 25% para 18% as tarifas recíprocas sobre produtos indianos, enquanto a Índia pretende eliminar tarifas e barreiras não tarifárias sobre bens norte-americanos.

Para Donald Trump, a mudança nos padrões de compra de petróleo, agora voltados sobretudo para os Estados Unidos e potencialmente para a Venezuela, ajudará a minar a receita de Moscou e pressionar por um fim mais rápido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Trump diz que Índia concordou em parar de comprar petróleo russo - destaque galeria
4 imagens
Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025
Trump diz que Índia concordou em parar de comprar petróleo russo - imagem 3
Trump diz que Índia concordou em parar de comprar petróleo russo - imagem 4
O que é o acordo nuclear entre EUA e Rússia que expira nesta quinta
1 de 4

O que é o acordo nuclear entre EUA e Rússia que expira nesta quinta

Andrew Harnik/Getty Images
Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025
2 de 4

Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025

Andrew Harnik/Getty Images
Trump diz que Índia concordou em parar de comprar petróleo russo - imagem 3
3 de 4

Press Information Bureau (PIB)/Anadolu via Getty Images
Trump diz que Índia concordou em parar de comprar petróleo russo - imagem 4
4 de 4

Press Information Bureau (PIB)/Anadolu via Getty Images

A Índia, tradicionalmente um dos maiores importadores de petróleo russo — atrás apenas da China — recebe o refinamento com forte desconto desde que a guerra começou, em 2022, devido às sanções ocidentais que reduziram a demanda em outras partes do mundo.

A relação bilateral vinha enfrentando tensões no último ano, depois que Trump impôs tarifas elevadas sobre produtos indianos para pressionar Nova Délhi a limitar suas compras energéticas de Moscou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?