Trump: deixar o G7 não tem relação com cessar-fogo entre Israel e Irã

Segundo Trump, o presidente francês, Emmanuel Macron, não tem ideia de por que ele estava a caminho de Washington ao sair da cúpula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Andrew Harnik/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente dos Estados Unidos Donald Trump Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente dos Estados Unidos Donald Trump Metrópoles - Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegou nesta terça-feira (17/6) que não deixou a cúpula de líderes do G7, no Canadá, para trabalhar em um cessar-fogo entre Israel e o Irã. A afirmação foi feita na rede Truth Social, onde ele também criticou o presidente francês Emmanuel Macron.

“O presidente francês Emmanuel Macron, em busca de publicidade, disse erroneamente que eu havia deixado a Cúpula do G7, no Canadá, para voltar a Washington e trabalhar em um ‘cessar-fogo’ entre Israel e o Irã. Errado”, divulgou o presidente norte-americano.

O que está acontecendo?

  • Na última quinta-feira (12/6), as Forças de Defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã.
  • O governo israelense já vinha, antes do ataque, subindo o tom contra contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com ameaças ao programa nuclear.
  • Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional. Israel, que é uma potência nuclear, via o avanço como uma ameaça.
  • Embora ambos os países sejam rivais históricos, o ataque levou ao aumento da instabilidade no Oriente Médio.

Segundo Trump, Macron “não tem ideia de por que” ele estava a caminho de Washington ao sair da cúpula.

Trump chegou ao Canadá no domingo (15/6) para participar da cúpula do G7. Nessa segunda-feira (16/6), o republicano esteve em reuniões fechadas com os líderes dos demais países do grupo, realizadas em um resort nas montanhas canadenses.

Ele foi embora antes mesmo do fim da cúpula e da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mais cedo, Macron afirmou que Trump fez uma proposta de cessar-fogo entre Israel e o Irã.

“Ele [Macron] não tem ideia de por que estou a caminho de Washington, mas certamente não tem nada a ver com um cessar-fogo. Muito maior do que isso. Seja propositalmente ou não, Emmanuel sempre se engana. Fique ligado”, completou Trump.

Também nessa segunda, Trump pediu que a população de Teerã, capital do Irã, deixasse a cidade imediatamente, em meio à escalada de tensão entre Israel e Irã.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?