Após ameaça de Trump, Casa Branca diz que Irã suspendeu 800 execuções

Porta-voz afirma que 800 execuções foram suspensas no Irã, após Donald Trump adotar tom mais cauteloso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Joe Raedle/Getty Images
Imagem colorida mostra Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Donald Trump - Metrópoles - Foto: Joe Raedle/Getty Images

A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira (15/1) que o governo dos Estados Unidos acompanha de perto a situação no Irã após a suspensão de centenas de execuções que estavam previstas para ocorrer nesta semana. A declaração foi feita pela porta-voz Karoline Leavitt durante coletiva de imprensa.

“O presidente entende hoje que 800 execuções que estavam agendadas e deveriam ter ocorrido ontem foram suspensas. Portanto, o presidente e sua equipe estão monitorando de perto a situação, e todas as opções permanecem em aberto para o presidente”, disse Leavitt.

A fala reforça A mudança no tom adotado por Donald Trump nessa quarta-feira (14/1), durante um evento na Casa Branca, o presidente afirmou ter sido informado de que as “matanças” no Irã “estão parando”, após semanas de retórica dura contra o governo do aiatolá Ali Khamenei.

“Fomos informados de que os assassinatos no Irã estão cessando e que não há planos para execuções”, declarou Trump. “Os assassinatos pararam. As execuções pararam”, disse.

Segundo ele, Teerã também teria comunicado a Washington que não pretende executar pessoas detidas durante os protestos recentes.

Após ameaça de Trump, Casa Branca diz que Irã suspendeu 800 execuções - destaque galeria
3 imagens
Trump ameaça enviar Exército à Minnesota em meio a protesto contra ICE
Imagens mostram concentração de manifestantes na Praça Enghelab, localizada no centro de Teerã
Trump, presidente dos EUA
1 de 3

Trump, presidente dos EUA

Alex Wong/Getty Images
Trump ameaça enviar Exército à Minnesota em meio a protesto contra ICE
2 de 3

Trump ameaça enviar Exército à Minnesota em meio a protesto contra ICE

Joe Raedle/Getty Images
Imagens mostram concentração de manifestantes na Praça Enghelab, localizada no centro de Teerã
3 de 3

Imagens mostram concentração de manifestantes na Praça Enghelab, localizada no centro de Teerã

Divulgação/Masoud Shahrestani/Tasnim News Agency

Protestos e repressão no Irã

As declarações ocorrem em meio a uma nova escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã, tendo como pano de fundo as manifestações que tomam o país desde o fim de dezembro de 2025.

Os protestos criticam a crise econômica e problemas sociais e vêm sendo duramente reprimidos pelas autoridades iranianas.

Segundo a organização Ativistas de Direitos Humanos no Irã (HRA), mais de 2,4 mil pessoas morreram desde o início dos confrontos em Teerã e em outras cidades. O número de manifestantes presos já ultrapassa 18 mil.

Entre os detidos está Erfan Soltani, condenado à pena de morte após um julgamento classificado como controverso por organizações de direitos humanos. A execução estava prevista para essa quarta-feira, mas, até o momento, não há confirmação oficial de que a sentença tenha sido suspensa.

Ameaças, recuos e risco de escalada

Antes de adotar um discurso mais ameno, Trump havia feito ameaças públicas contra o governo iraniano, afirmando considerar “opções muito fortes” para impedir a morte de civis contrários ao regime.

O republicano argumenta que uma eventual ação norte-americana teria caráter humanitário.

O Irã, por sua vez, acusa Washington de estar por trás das manifestações. Autoridades locais, incluindo o aiatolá Ali Khamenei, afirmam que os protestos e a violência seriam resultados de um plano dos Estados Unidos, com apoio de iranianos no exterior, para desestabilizar o país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?