Trump anuncia novo cessar-fogo entre Tailândia e Camboja

O presidente dos Estados Unidos aproveitou a oportunidade para alfinetar a Organização das Nações Unidas (ONU)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Kevin Dietsch/Getty Images
imagem colorida de donald trump
1 de 1 imagem colorida de donald trump - Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste domingo (24/12), o fim momentâneo dos confrontos entre Tailândia e Camboja. O republicano também aproveitou para alfinetar a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Tenho o prazer de anunciar que os confrontos entre a Tailândia e o Camboja cessarão momentaneamente e que ambos voltarão a viver em PAZ, conforme o tratado original recentemente acordado. Gostaria de parabenizar ambos os grandes líderes pela sua brilhante capacidade de chegar a esta conclusão rápida e justa. Foi uma decisão RÁPIDA e DECISIVA, como todas essas situações devem ser”, escreveu o presidente norte-americano em suas redes sociais.

“Os Estados Unidos da América, como sempre, orgulham-se de ter ajudado! Com todas as guerras e conflitos que mediei e interrompi nos últimos 11 meses, talvez OITO, os Estados Unidos tenham se tornado a VERDADEIRA Organização das Nações Unidas, que prestou muito pouca assistência ou ajuda em todos eles, incluindo o desastre que ocorre atualmente entre a Rússia e a Ucrânia. A Organização das Nações Unidas precisa começar a atuar e se envolver na PAZ MUNDIAL!” declarou o republicano em crítica direcionada à ONU.

Essa não é a primeira vez que Trump anuncia o fim do conflito entre as nações do Sudeste Asiático . Recentemente, os países assinaram um tratado similar, entretanto, a Tailândia suspendeu o acordo de cessar-fogo com o Camboja, também mediado pelo presidente dos EUA, após um incidente envolvendo uma mina terrestre.

Trump mediador

Recentemente, os EUA foram os principais responsáveis por intermediar o fim de alguns tratados de cessar-fogo pelo mundo, em especial o firmado entre Israel e Palestina, em outubro deste ano, em meio à Assembleia-Geral da ONU.

O país tenta negociar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, entretanto, há uma resistência maior por parte do presidente russo, Vladimir Putin. Neste domingo, Trump se encontra com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para mais uma tentativa de cessar-fogo na guerra com a Rússia. O conflito entre os países já dura quase quatro anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?