metropoles.com

Tornados e onda de frio nos EUA matam sete pessoas e param vacinação

O clima deve seguir assim até a próxima sexta-feira (19/2), com centímetros de neve e chuva congelante

atualizado

Compartilhar notícia

SETH WENIG/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
NEVASCA NOS EUA
1 de 1 NEVASCA NOS EUA - Foto: SETH WENIG/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Tornados registrados no sudeste dos Estados Unidos e o frio histórico abaixo de zero em estados do sul, como o Texas, foram responsáveis nesta terça-feira (16/2) por sete mortes e por grandes cortes de fornecimento de energia que cancelaram a vacinação contra a Covid-19.

O clima deve seguir assim em muitas partes dos Estados Unidos até a próxima sexta-feira (19/2), com até 10 centímetros de neve e chuva congelante previstos para os estados do sul e do nordeste.

Uma massa de ar do Ártico, que atingiu grande parte do país, empurrou as temperaturas para mínimas históricas nesta terça-feira, segundo a meteorologista Lara Pagano, do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Meteorológico Nacional em College Park, Maryland.

Em Lincoln, Nebraska, a temperatura chegou a -35 graus Celsius (°C), quebrando o recorde anteriormente estabelecido em 1978, de -27°C.

Em meio à falta de energia, autoridades fecharam locais de vacinação e dobraram esforços para utilizar cerca de 8,4 mil doses que exigem refrigeração abaixo de zero, depois que um gerador falhou, informou a juíza do condado de Harris Lina Hidalgo.

No sudeste dos Estados Unidos, um sistema de baixa pressão serviu de combustível para tempestades que provocaram pelo menos quatro tornados, disse o meteorologista Jeremy Grams, do serviço climático do Centro de Previsão de Tempestades em Norman, Oklahoma.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?