Theresa May renuncia ao cargo de primeira-ministra

Diante de pressões e fracassos sobre a aprovação do Brexit, a líder do Partido Conservador disse que sai no dia 7 de junho

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 24/05/2019 15:56

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou em discurso nesta sexta-feira (24/05/2019) sua saída do cargo. A líder do Partido Conservador declarou que vai se afastar no dia 7 de junho, cedendo, assim, à pressão sofrida pelos opositores e aliados diante de impasse sobre a aprovação do Brexit.

“Está claro agora para mim que é do melhor interesse do país que um novo primeiro-ministro lidere o esforço [da saída do Reino Unido da União Europeia]. Assim, anuncio hoje que vou renunciar ao cargo de líder do Partido Conservador na sexta-feira, 7 de junho”, disse May, que ficou durante quase três anos no poder.

Na terça-feira (21/05/2019), May propôs aos deputados uma quarta votação do acordo do Brexit, porém, sem o apoio do partido, cresceu a pressão para que a líder renunciasse.

Brexit é uma abreviação para “British exit” (“saída britânica”, na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Últimas notícias