metropoles.com

Terremoto mata mais de 140 pessoas em ilha da Indonésia

Segundo tremor em um mês a atingir Lombok causa tragédia e assusta turistas. Equipes de resgate continuam em busca de sobreviventes no local

atualizado

Compartilhar notícia

BBC News Brasil
05.08 indonesia terremoto
1 de 1 05.08 indonesia terremoto - Foto: BBC News Brasil
Pelo menos 140 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em um terremoto de 7 graus na Escala Richter neste domingo (5/8), na ilha indonésia de Lombok, apenas uma semana depois de outro tremor no mesmo lugar.O epicentro do tremor foi registrado a 10 quilômetros de profundidade, segundo o serviço geológico dos EUA (USGS). Ele foi seguido por dois tremores secundários – um de magnitude 5,4 – e cerca de 20 réplicas. Os tremores também foram sentidos na cidade vizinha Bali, onde chegaram a danificar edifícios.
O terremoto atingiu no início da noite de domingo a uma profundidade de 10,5 quilômetros na parte norte de Lombok. Um alerta de tsunami foi emitido depois que ondas de 15 centímetros de altura foram registradas em três aldeias, disse o chefe da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia, Dwikorita Karnawati.

Um vídeo mostrou pessoas gritando de pânico em casas em um bairro de Bali e veículos balançando. Em Lombok, soldados e outros socorristas transportaram feridos em macas e tapetes para um centro de ajuda.

Tragédia
Vítimas. Segundo Agung Pramuja, chefe de serviços de busca e resgate em Mataram, entre os mortos está um bebê de um ano e um idoso de 72 anos. “Todos imediatamente saíram de suas casas, todos estavam em pânico”, disse Iman, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome.

Em várias partes da cidade o fornecimento elétrico foi cortado e os pacientes tiveram de ser retirados dos principais hospitais. Muitas vítimas precisaram esperar atendimento em macas improvisadas fora de uma clínica. O porta-voz da agência indonésia de gestão de catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que vários edifícios foram afetados em Mataram. “Muitos eram imóveis construídos com materiais pouco sólidos”, afirmou.

O ministro de Assuntos Internos de Cingapura, K. Shanmugam, que estava em Mataram na hora do terremoto, escreveu em seu perfil no Facebook que seu quarto de hotel no 10.° andar balançou violentamente e as paredes racharam.

Em seguida, mais informações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?