metropoles.com

Suprema Corte dos EUA sobre vazamento: “Não é posição final”

John Roberts, chefe da Suprema Corte nos EUA, confirmou que rascunho sobre aborto é real e pediu investigação sobre vazamento

atualizado

Compartilhar notícia

John Roberts
1 de 1 John Roberts - Foto: null

O chefe da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts, afirmou nesta terça-feira (3/5) que o rascunho contendo a argumentação da maioria conservadora dos juízes para derrubar a lei que permite o aborto no país é verídico. No entanto, ele disse que “não é a posição final”.

“Embora o documento descrito nos relatórios de ontem seja autêntico, não representa uma decisão do Tribunal ou a posição final de qualquer membro sobre as questões do caso”, diz comunicado.

O documento vazou na segunda-feira (2/5) e causou imensa polêmica nos Estados Unidos, onde interrupção voluntária da gravidez é legal desde 1973.

Roberts afirma que o documento é verídico, mas chamou o vazamento de “traição” e determinou que uma investigação seja aberta.

“Na medida em que essa traição às confidências do Tribunal pretendia minar a integridade de nossas operações, não terá sucesso”.

Ele acrescentou: “Ordenei ao Marechal do Tribunal para iniciar uma investigação sobre a fonte do vazamento”.

Mudança

A decisão da Corte, caso se confirme, reverteria a jurisprudência estabelecida em 1973, no caso Roe versus Wade. Na ocasião, o júri concluiu que o acesso ao aborto é um direito constitucional da mulher até a 28ª semana de gestação. Em 1992, a lei foi alterada para 24 semanas, no caso Planned Parenthood versus Casey.

O impacto direto seria derrubar a garantia federal ao aborto e determinar que cada estado defina a sua política sobre o assunto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?