Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Soldados da ONU são mortos durante emboscada no Sudão do Sul

Dois soldados da missão da ONU no Sudão do Sul foram mortos durante ataque, e outras sete pessoas ficaram feridas

24/08/2026 19:29
Robin Giri/UNMISS
Imagem colorida mostra militar da ONU no Sudão do Sul - Metrópoles

Dois soldados da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) foram mortos após uma emboscada de homens armados. O caso aconteceu nesta segunda-feira (24/8) durante patrulha nas proximidades da cidade de Pajut, localizada no estado de Jonglei.

Além das mortes, outras sete pessoas ficaram feridas. Entre elas, três soldados da paz, dois membros do Serviço Nacional de Polícia e dois civis.

Até o momento, os autores do crime não foram identificados.

A UNIMISS atua no Sudão do Sul desde 2011, no âmbito da independência do país, que naquele ano se tornou a nação mais jovem do mundo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Depois da independência, o país africano enfrentou uma guerra civil entre 2013 e 2015. O conflito foi motivado, principalmente, pela disputa de poder entre o presidente Salva Kir Mayardit e o então vice-presidente do Sudão do Sul, Riek Machar.

Em 2015, um frágil cessar-fogo foi assinado pelas partes envolvidas nos combates. Governo e oposição voltaram a firmar um pacto de 2018, mas a onda de violência continua impactando a população do país.

Segundo a missão da ONU no Sudão do Sul, o conflito piorou em dezembro do último ano, após uma ofensiva de forças da oposição no estado de Jonglei.

Desde então, militares ligados ao governo têm realizado bombardeios aéreos e ataques terrestres na tentativa de recuperar a região.

Soldados da ONU são mortos durante emboscada no Sudão do Sul