metropoles.com

Sociólogo português Boaventura Santos é acusado de assédio sexual

Três ex-alunas denunciaram o sociólogo português e outros membros do Centro de Estudos Sociais de Coimbra por assédio sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Paiva/Divulgação
Boaventura-de-Sousa-Santos-
1 de 1 Boaventura-de-Sousa-Santos- - Foto: Hugo Paiva/Divulgação

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos, de 82 anos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, foi denunciado por assédio sexual por três ex-alunas da instituição.

Boaventura, o maior intelectual português da atualidade, é acusado de ter tocado no joelho de uma estudante estrangeira de doutorado e convidar a moça para “aprofundar o relacionamento” como pagamento pelo seu apoio acadêmico. O sociólogo também é denunciado pelas ex-estudantes de abraços longos e excessos de familiaridade.

As acusações foram publicadas em um artigo do livro “Sexual Misconduct in Academia – Informing an Ethics of Care in the University” (Má conduta sexual na academia – para uma ética de cuidado na universidade), divulgado em março pela prestigiada editora académica Routledge.

As autoras do artigo são Lieselotte Viaene, Catarina Laranjeiro e Myie Nadya Tom. As estudantes não citaram nominalmente o sociólogo Boaventura ou o CES, mas as características do professor e da instituição são apontadas como chaves para identificar o autor e o local dos assédios. O docente é descrito como “professor estrela” com mais de 70 anos.

Ao jornal português Diário de Notícias, o sociólogo declarou que as autoras só não o citaram para se preservar juridicamente. “Aos 82 anos de idade, julgava ter direito a um pouco de paz, mas infelizmente o mundo em que vivemos não permite que isso suceda”, afirmou.

O Centro de Estudos Sociais negou os casos aconteceram dentro da instituição e divulgou nota em que declara que a academia reproduz “relações de poder desiguais”. Além disso, o CES afirmou que irá criar uma comissão independente para investigar as possíveis falhas da organização nas condutas antiéticas denunciadas pelas autoras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?