metropoles.com

Sobe para 11 o número de mortes em protestos na Venezuela, dizem ONGs

ONG Foro Penal atualizou os dados no final da tarde desta terça (30/7). Entre os mortos, estão dois adolescentes, de 15 e 16 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Jeampier Arguinzones/picture alliance via Getty Images
ONU pede soltura de presos na Venezuela
1 de 1 ONU pede soltura de presos na Venezuela - Foto: Jeampier Arguinzones/picture alliance via Getty Images

A Venezuela enfrenta nesta terça-feira (30/7) o segundo dia consecutivo de protestos contra a reeleição de Nicolás Maduro. Até então, segundo ONGs que monitoram os dados de violência das manifestações, 11 pessoas já morreram, incluindo dois adolescentes, de 15 e 16 anos.

A ONG Foro Penal atualizou os números no final da tarde e demonstrou preocupação com a escalada dos confrontos. “Há 11 mortos nos protestos. Cinco [foram] assassinados em Caracas. Preocupa-nos o uso de armas de fogo nessas manifestações”, declarou o diretor da ONG, Alfredo Romero.

Das seis mortes restantes, duas foram na cidade de Zulia, outras duas em Yaracuy, uma em Aragua e outra em Táchira. Além desses casos, outras 749 pessoas haviam sido detidas até a tarde desta terça, segundo o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab.

Os protestos tomaram conta do país desde que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgou o resultado da eleição de domingo (28/7), dando a vitória para Maduro, com 51,2% dos votos. A oposição diz que houve fraude na contagem e que, na verdade, o candidato Edmundo González teria sido o vencedor, com milhões de votos a mais que o atual presidente.

O clima de tensão aumenta, à medida em que o tempo passa e os protestos persistem. Nesta terça, o ex-deputado Freddy Superlano, integrante do partido Voluntad Popular, foi capturado à luz do dia por homens vestidos de preto. Ele teve o carro interceptado e foi colocado à força dentro de um caminhão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?