metropoles.com

Sob tensão extrema: sirenes antiataques são acionadas em Lviv e Kiev

O 19º dia de guerra teve uma escalada nos bombardeios. Quando as sirenes são ligadas, o risco de ataque é extremo

atualizado

Compartilhar notícia

Stringer/Anadolu Agency via Getty Images
tanque queimado é vista em meio ao conflito russo-ucraniano na cidade de Volnovakha, Donetsk Oblast, Ucrânia
1 de 1 tanque queimado é vista em meio ao conflito russo-ucraniano na cidade de Volnovakha, Donetsk Oblast, Ucrânia - Foto: Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

Sirenes antiataques foram acionadas em Kiev, capital e coração do poder na Ucrânia, e em Lviv, uma das maiores cidades do país. O 19º dia de guerra teve uma escalada nos bombardeios, que tiveram início em 24 de fevereiro.

Já é noite na Ucrânia – o fuso horário é de cinco horas. Em Kiev, por exemplo, o toque de recolher proíbe a circulação de pessoas.

Quando as sirenes são ligadas, o risco de ataques é extremo. A recomendação é para que as pessoas se abriguem em bunkers ou espaços subterrâneos, como porões.

O Ministério de Defesa da Rússia afirmou, nesta segunda-feira (14/3), que 20 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em um ataque dos ucranianos com um míssil na região de Donetsk, onde há separatistas ligados aos russos.

A Rússia disse que planeja investir contra fábricas de armas na Ucrânia em retaliação ao que disse ser um ataque ucraniano na cidade de Donetsk, controlada por separatistas, e pediu aos trabalhadores e moradores locais que fiquem longe.

O governo russo ameaçou assumir o “controle total” das maiores cidades ucranianas. Segundo o Kremlin, as tropas têm condições de tomar o poder desses locais.

0

Cessar-fogo

Terminou sem consenso mais uma reunião entre russos e ucranianos. A negociação de um cessar-fogo será retomada na terça-feira. O encontro acabou com uma “pausa técnica”.

Em anúncio nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, o Parlamento ucraniano informou que tropas russas atacaram a fábrica de aviões Antonov, em Kiev.

Ao menos duas pessoas morreram e sete ficaram com “ferimentos de gravidade variável”. Cerca de 70 indivíduos foram retirados do local.

Uma pessoa morreu e pelo menos três foram levadas a um hospital depois que um bombardeio russo atingiu um prédio residencial em Kiev, também nesta segunda-feira.

De acordo com as equipes de emergências ucranianas, pelo menos 63 moradores tiveram de sair do edifício e 15 necessitaram de atendimento no local.

Uma torre de TV foi alvejada em Rivne, na tarde desta segunda-feira. Segundo o governador da região, Vitaliy Koval, houve ao menos nove mortes. “Ainda há pessoas sob os escombros”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?