Sob pressão, Zelensky negocia com Trump condições para o fim da guerra

Presidente ucraniano se reúne nesta segunda-feira em Washington com o líder norte-americano, sob supervisão de vários líderes europeus

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Filip Singer – Pool/Getty Images
Merz Hosts Virtual Meeting Over Ukraine Alaska Talks
1 de 1 Merz Hosts Virtual Meeting Over Ukraine Alaska Talks - Foto: Filip Singer – Pool/Getty Images

Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reúnem nesta segunda-feira (18/8) em Washington D.C. Os chefes de Estado conversam para chegarem a um entendimento e a um possível “acordo de paz” que coloque fim à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Zelensky será acompanhado por uma comitiva de líderes europeus na reunião com Trump. Até o momento, ao menos sete lideranças da Europa já confirmaram presença na cúpula:

  • Mark Rutte – Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);
  • Giorgia Meloni – Premiê da Itália;
  • Emmanuel Macron – Presidente da França;
  • Friedrich Merz – Chanceler da Alemanha;
  • Keir Starmer – Premiê do Reino Unido;
  • Ursula von der Leyen – Chefe da União Europeia (UE); e
  • Alexander Stubb – Presidente da Finlândia.

O encontro se dá após Trump receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na sexta-feira (15/8), em Anchorage, no Alasca. O norte-americano e o russo saíram da reunião falando em diálogo, mas sem uma definição clara a respeito de cessar-fogo na Ucrânia.

Sob pressão

Não será uma tarefa fácil para Zelensky. Ele está sob pressão de Trump, que, em  publicação na rede social dele, a Truth Social, nesse domingo (17/8), jogou a responsabilidade sobre o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre o ucraniano.

O norte-americano afirmou que o fim da guerra “quase imediatamente” depende de Zelensky. “O presidente da Ucrânia pode encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar lutando”, publicou Trump.

“Depende de Zelensky” significa para o ucraniano desistir de integrar a aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e ceder territórios à Rússia, condições impostas por Putin para o fim do conflito.

Em post na rede X, Zelensky ressaltou que apoia a proposta de Trump para uma reunião entre Ucrânia, EUA e Rússia. “Tivemos uma conversa longa e substancial”, escreveu na rede social.

Após o telefonema individual, Trump e Zelensky falaram também com líderes europeus por cerca meia hora. Sem dar detalhes, a ligação entre eles durou mais de uma hora e meia.

“A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenrolar da situação”.

Paz duradoura

Ao chegar em Washington, nesse domingo (17/8), Zelensky declarou que “a Rússia precisa acabar com esta guerra”.

O ucraniano disse em uma publicação no X que estaá grato a Trump pelo convite e que “todos nós compartilhamos um forte desejo de encerrar esta guerra de forma rápida e confiável”. Ele também disse que “a paz deve ser duradoura”.

“A Rússia deve encerrar esta guerra, que ela mesma começou”, disse Zelensky. “E espero que nossa força conjunta com os Estados Unidos e nossos amigos europeus force a Rússia a uma paz real”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?