metropoles.com

Sob forte esquema de segurança, papa Francisco visita Iraque

Esta é a 33ª viagem do pontífice desde a sucessão no Vaticano. Será a primeira ida de um papa ao país

atualizado

Compartilhar notícia

Iraqi President Barham Saleh (L) welcomes Pope Francis at Baghdad’s Presidential Palace. Pope Francis arrived in Iraq on Friday for the first ever papal visit to the Middle Eastern country, a place where the Christian community has dwindled amid years of war. Photo: Ameer Al Mohammedaw/dpa (Photo by Ameer Al Mohammedaw/picture alliance via Getty Images)
Papa chega ao Iraque e é recepcionado pelo presidente Barham Saleh
1 de 1 Papa chega ao Iraque e é recepcionado pelo presidente Barham Saleh - Foto: Iraqi President Barham Saleh (L) welcomes Pope Francis at Baghdad’s Presidential Palace. Pope Francis arrived in Iraq on Friday for the first ever papal visit to the Middle Eastern country, a place where the Christian community has dwindled amid years of war. Photo: Ameer Al Mohammedaw/dpa (Photo by Ameer Al Mohammedaw/picture alliance via Getty Images)

Dois dias após um ataque à base militar com soldados norte-americanos no Iraque, o papa Francisco visitará, sob forte esquema de segurança, o país. O pontífice deixou o Vaticano na manhã desta sexta-feira (5/3). É a primeira vez que o líder da Igreja Católica viaja à nação do Oriente Médio.

Com o intuito de transmitir uma mensagem de paz e reconciliação para o país que vive constante cenário de guerras e violência, o papa fará a viagem de número 33 ao Iraque, mesmo após o ataque de 10 foguetes contra a base de Ain Al Asad, no deserto de Anbar. O lema da viagem é “Sois todos irmãos”.

“E vou até vocês como peregrino de paz, para repetir: “Sois todos irmãos” (Mt 23,8). Sim, vou como peregrino da paz em busca de fraternidade, animado pelo desejo de rezar juntos e caminhar juntos, também com irmãos e irmãs de outras tradições religiosas, unidos pelo pai Abraão, que reúne em uma só família muçulmanos, judeus e cristãos”, disse o papa Francisco aos iraquianos um dia antes de sua viagem.

Antes de partir do Vaticano nesta sexta-feira (5/3), a autoridade espiritual teve um encontro com 12 refugiados iraquianos, atendidos pela Comunidade de Santo Egídio e pela Cooperativa Auxilium, segundo o Vatican News.

A bordo do voo AZ 4000 do A330 da Alitália, que decolou às 7h45 no horário do Vaticano, havia uma imagem de Nossa Senhora de Loreto. Após percorrer 2.947 km, o voo pousou no Aeroporto Internacional de Bagdá ao meio-dia, horário do Iraque (+2 horas em relação à Itália). O papa foi recebido pelo primeiro-ministro do Iraque, no momento de sua chegada.

O itinerário do papa inclui as cidades de Bagdá e Erbil. Na ocasião, o pontífice também visitará Ur e a cidade sagrada de Najaf, no sul. A intenção é que a reunião com a  principal autoridade para os xiitas no Iraque, o grande aiatolá Ali Sistani, seja um passo a frente para o diálogo com todos os muçulmanos.

O papa Francisco, de 84 anos, foi vacinado contra a Covid-19. Anteriormente, o pontífice já defendeu a campanha de imunização contra o novo coronavírus e afirmou que a vacina “não é opção, é ação ética”.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?