metropoles.com

Sem alimentos orgânicos, invasor do Capitólio se recusa a comer na prisão

Jacob Anthony Chansley alega que segue uma dieta “extremamente restritiva” por motivos religiosos. Ele é adepto do xamanismo

atualizado

Compartilhar notícia

Win McNamee/Getty Images
Homem com roupa de chifres segurando bandeira dos EUA
1 de 1 Homem com roupa de chifres segurando bandeira dos EUA - Foto: Win McNamee/Getty Images

Preso acusado de invadir o Capitólio, em Washington (EUA), Jacob Anthony Chansley não se alimenta desde a última sexta-feira (9/1), quando foi levado sob custódia pelas autoridades de polícia dos Estados Unidos. À ABC, a mãe do suspeito afirmou que o filho segue uma dieta “extremamente restritiva” por motivos religiosos. Ele é adepto do xamanismo.

Jake Angeli, como é conhecido, é o homem que participou do ato pró-Donald Trump vestindo pele de urso e chifres. Ele foi preso no sábado (9/1) e, segundo a emissora de TV norte-americana, só come alimentos orgânicos, que não são fornecidos nas dependências onde está detido.

Durante audiência, a Defensoria Pública dos Estados Unidos informou à juíza do caso, Deborah Fine, sobre a dieta rigorosa de Angeli. Diante da relutância do preso em se alimentar, a magistrada determinou que os responsáveis pela custódia do preso fornecessem os alimentos orgânicos.

Ainda à ABC, o delegado David Gonzalez, do Arizona, afirmou que cumpriria a ordem do juiz.

0
Invasão ao Capitólio

Apoiadores de Trump, que não aceitam o resultado do pleito de novembro de 2020, invadiram o local onde ocorria a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. Deputados e senadores foram retirados do prédio pouco antes da invasão.

Em mensagem nas redes sociais, o presidente Donald Trump pediu a seus partidários que protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas. Entretanto, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.

Por causa dos confrontos, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h locais (20h de Brasília). A medida ficará em vigor por 12 horas. A prefeitura também fechou os centros de testagem para a Covid-19.

O governador da Virginia, Ralph Northam, declarou estado de emergência e também estabeleceu um toque de recolher a partir das 18 horas nas regiões de Arlington e Alexandria, que ficam nas proximidades de Washington D.C..

Segundo a CNN, um homem de 24 anos que estava escalando um andaime na fachada oeste do prédio do Capitólio caiu de uma altura de mais de 9 metros e foi transportado para um hospital em estado crítico.

Compartilhar notícia