Seguindo EUA e Guatemala, Paraguai transfere embaixada para Jerusalém

Honduras, Romênia e República Checa caminham no mesmo sentido e devem ser os próximos países a mudarem o endereço de suas representações

iStockiStock

atualizado 21/05/2018 11:45

O Paraguai abriu sua nova embaixada em Jerusalém nesta segunda-feira (21/5), seguindo os passos de Estados Unidos e Guatemala e se tornando o terceiro país a transferir sua missão diplomática em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém. Honduras, Romênia e República Checa também consideram tomar a mesma decisão.

O anúncio de mudança de endereço da embaixada americana para Jerusalém pelo presidente Donald Trump em dezembro foi bem recebido pelo governo israelense, mas enfureceu os palestinos. Eles afirmam que Israel anexou Jerusalém Oriental – a futura capital palestina – a seu território.

A inauguração da embaixada na semana passada acrescentou mais combustível aos protestos semanais na Faixa de Gaza pedindo o direito de retorno a Israel e a retirada de um bloqueio de dez anos. Os protestos atingiram um pico de violência no dia 14 de maio de 2018, quando forças israelenses mataram mais de 60 palestinos durante os confrontos próximos da fronteira.

O novo endereço da embaixada norte-americana, no entanto, também levou novos atores a se posicionarem em apoio a Israel, como o caso do Paraguai.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, se manifestou durante a cerimônia de inauguração da nova representação paraguaia, afirmando que o evento marca “um grande dia para Israel e um grande dia para o Paraguai”.

Últimas notícias