Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Secretário-geral da Otan se reúne com Zelensky após ataque russo

Mark Rutte está na Ucrânia e discursou no Parlamento Ucraniano, onde reforçou o apoio da Otan à Kiev

03/02/2026 15:53
Reprodução/Presidência da Ucrânia
Secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante encontro na Ucrânia

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, se reuniu nesta terça-feira (3/2) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O encontro ocorreu horas depois de um massivo ataque russo contra Kiev.

Em discurso no Parlamento Ucraniano, Rutte afirmou a necessidade de manter o apoio à Ucrânia e declarou que o país é parceiro da Otan.

“A Otan está ao lado e apoia a Ucrânia hoje e pelos próximos anos. E não só porque nós temos valores em comum, mas porque nossa segurança é interligada. Todos nós apoiamos sua soberania, sua segurança e sua busca pela paz. Todos nos nós queremos um fim justo e duradouro para esta guerra e estamos comprometidos em garantir que vocês tenham o que precisam para se defenderem hoje e garantir uma paz duradoura para o futuro“, disse.

Rutte afirmou ainda que a Ucrânia está pronta para chegar a um acordo que possa ser aceitável para a Rússia, mas reconheceu que o último ataque russo a território ucraniano foi um “sinal ruim” para as negociações em curso.

imagem colorida de Rússia atacando a Ucrânia
Ataque da Rússia contra Ucrânia acontece às vésperas das conversações de paz mediadas pelos EUA

Ataque russo

A Rússia realizou um massivo ataque contra a Ucrânia na madrugada nesta terça-feira (3/2). A agressão, considerada um dos maiores ataques aéreos contra o país, foi realizado com mais de 70 mísseis e 450 drones de ataque, de acordo com informações divulgadas por Zelensky.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Cerca de nove pessoas ficaram feridas devido ao ataque, além da destruição de prédios residenciais e a infraestrutura. Em Kiev, de acordo com o líderes ucraniano, o ataque também teria causado estragos a uma escola infantil.

Além da capital Kiev, os ataques também atingiram as regiões de Sumy e Kharkiv, Dnipro, Odessa e Vinnytsia. Zelensky afirmou que o Kremlin “se aproveitou” dos dias mais frios do inverno para realizar o ataque.

A recente agressão acontece às vésperas da nova rodada de negociações sobre o fim da guerra, prevista para ocorrer nos próximos dias 5 e 6 de fevereiro.