metropoles.com

Casos de Covid-19 registrados no mundo passam de meio bilhão

Em pouco mais de dois anos de pandemia, foram notificados mais de 500 milhões de casos e 6,1 milhões de mortes pela doença

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
UTI COVID - DF - Hran
1 de 1 UTI COVID - DF - Hran - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Em pouco mais de dois anos, o mundo alcançou a marca dos 500 milhões de casos registrados de Covid-19, segundo dados atualizados nesta quinta-feira (14/4) pela Universidade Johns Hopkins – que, desde o início da pandemia, monitora a quantidade de contaminações pela doença, em tempo real, em todos os países.

Na manhã desta quinta, o número total de infecções pelo coronavírus era de 501.970.999, e foram contabilizadas 6.190.360 de mortes em decorrência da Covid-19.

Casos de Covid-19 no mundo ultrapassam meio bilhão

Os dados da Johns Hopkins consideram apenas notificações oficiais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número real de infectados e mortos seja ainda maior, em razão de falhas nos sistemas de monitoramento da doença.

OMS mantém classificação de pandemia

Na segunda-feira (11/4), o comitê de especialistas reunido pela OMS avaliou que ainda não é a hora de rebaixar a classificação da Covid. De acordo com esses profissionais, a situação sanitária continua sendo uma emergência de saúde pública mundial.

Embora os novos casos e óbitos provocados pelo coronavírus estejam caindo na maioria das nações, os especialistas consideram que a pandemia provocada pela doença ainda afeta negativamente a saúde da população mundial. Há um risco contínuo de disseminação internacional e, por isso, existe a necessidade de uma resposta coordenada entre os países.

“Infelizmente a realidade se impõe. A constatação é que a situação está longe de estar finda. A circulação do coronavírus ainda está alta, com mortalidade e mutação do vírus”, disse o professor Didier Houssin, presidente do comitê reunido pela OMS.

Recentemente, países da Europa voltaram a enfrentar surtos locais, e a China tem registrado recordes de novos casos desde o início da pandemia.

Cenário otimista

Na última semana, o mundo contabilizou 20.927 óbitos provocados pela Covid-19, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse é o menor número de mortes pela doença desde o início da pandemia, conforme destacou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na coletiva de imprensa desta quarta-feira (13/4).

“Há boas notícias. Na semana passada, o menor número de mortes por Covid-19 foi registrado desde os primeiros dias da pandemia. No entanto, alguns países ainda estão testemunhando sérios picos de casos, o que está pressionando os hospitais”, frisou Tedros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?