Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Casos de Covid-19 registrados no mundo passam de meio bilhão

Em pouco mais de dois anos de pandemia, foram notificados mais de 500 milhões de casos e 6,1 milhões de mortes pela doença

Repórter de Saúde14/04/2022 08:28, atualizado 14/04/2022 09:30
Compartilhar notícia
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
UTI COVID - DF - Hran

Em pouco mais de dois anos, o mundo alcançou a marca dos 500 milhões de casos registrados de Covid-19, segundo dados atualizados nesta quinta-feira (14/4) pela Universidade Johns Hopkins – que, desde o início da pandemia, monitora a quantidade de contaminações pela doença, em tempo real, em todos os países.

Na manhã desta quinta, o número total de infecções pelo coronavírus era de 501.970.999, e foram contabilizadas 6.190.360 de mortes em decorrência da Covid-19.

Casos de Covid-19 no mundo ultrapassam meio bilhão

Os dados da Johns Hopkins consideram apenas notificações oficiais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número real de infectados e mortos seja ainda maior, em razão de falhas nos sistemas de monitoramento da doença.

OMS mantém classificação de pandemia

Na segunda-feira (11/4), o comitê de especialistas reunido pela OMS avaliou que ainda não é a hora de rebaixar a classificação da Covid. De acordo com esses profissionais, a situação sanitária continua sendo uma emergência de saúde pública mundial.

Embora os novos casos e óbitos provocados pelo coronavírus estejam caindo na maioria das nações, os especialistas consideram que a pandemia provocada pela doença ainda afeta negativamente a saúde da população mundial. Há um risco contínuo de disseminação internacional e, por isso, existe a necessidade de uma resposta coordenada entre os países.

“Infelizmente a realidade se impõe. A constatação é que a situação está longe de estar finda. A circulação do coronavírus ainda está alta, com mortalidade e mutação do vírus”, disse o professor Didier Houssin, presidente do comitê reunido pela OMS.

Recentemente, países da Europa voltaram a enfrentar surtos locais, e a China tem registrado recordes de novos casos desde o início da pandemia.

Cenário otimista

Na última semana, o mundo contabilizou 20.927 óbitos provocados pela Covid-19, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse é o menor número de mortes pela doença desde o início da pandemia, conforme destacou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na coletiva de imprensa desta quarta-feira (13/4).

“Há boas notícias. Na semana passada, o menor número de mortes por Covid-19 foi registrado desde os primeiros dias da pandemia. No entanto, alguns países ainda estão testemunhando sérios picos de casos, o que está pressionando os hospitais”, frisou Tedros.