metropoles.com

Saiba quem era Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile morto nesta 3ª

Sebastián Piñera morreu nesta terça-feira (6/2) após um acidente de helicóptero na província de Ranco na Região de Los Rios, no Chile

atualizado

Compartilhar notícia

Sebastián Vivallo Oñate / Agencia Makro / Getty Images
Foto colorida de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile - Metrópoles - Foto: Sebastián Vivallo Oñate / Agencia Makro / Getty Images

Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morreu nesta terça-feira (6/2) em um acidente aéreo no Lago Ranco, que pertence à província chilena de Ranco, na Região de Los Rios. Ele pilotava o helicóptero e estava acompanhado de outras três pessoas, que sobreviveram.

Piñera governou o Chile durante dois mandatos, entre 2010 e 2014 e 2018 e 2022. Ele foi o primeiro político de direita, entre conservadores e liberais, a conquistar a Presidência do Chile em duas ocasiões desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

0

Vida pessoal

Nascido em Santiago do Chile, em 1949, Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique é filho de Magdalena Echenique e José Piñera Carvallo, engenheiro e diplomata. Antes de chegar ao Executivo do Chile, Piñera era conhecido na vida política e empresarial do país.

Piñera casou-se com Cecilia Morel em 1973, com quem teve quatro filhos.

Fortuna

Sebastián Piñera fez doutorado em economia em Harvard, nos Estados Unidos, e retornou ao Chile para trabalhar como professor universitário em 1976. A riqueza dele era oriunda da empresa de cartões de crédito Bancard.

O político também tinha participação acionária na companhia aérea Lan Chile (atual Latam), no canal de televisão Chilevisión e de uma empresa que administra clubes de futebol no Chile, como o Colo-Colo.

Vida política

O pai dele, José Piñera Carvallo, fundou o Democracia Cristã Chilena, partido que representou a classe média do país. Sebastián Piñera, porém, se filiou à direita chilena e nunca deixou claro os motivos pelos quais não seguiu os caminhos políticos do pai.

Sebastián Piñera lançou-se como candidato ao Senado pela região metropolitana de Santiago nas eleições de 1989. O político permaneceu na Casa Alta entre 1990 e 1998. Em 2001, ele assumiu a presidência do partido Renovação Nacional (RN), no qual ficou até 2004.

Em 2010, ele derrotou Eduardo Frei, candidato de Michelle Bachelet, no segundo turno das eleições presidenciais. Durante a campanha, Piñera levantou bandeiras como a criação de empregos e a delinquência no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?