Rússia pede cautela com “questão nuclear” após Trump mover submarinos

O fator que desencadeou a intimidação de Trump foi a crítica de ex-presidente russo à tarifa dos EUA contra países que negociam com a Rússia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Serviço de Imprensa do Kremlin
IMAGEM COLORIDA DE PESKOV
1 de 1 IMAGEM COLORIDA DE PESKOV - Foto: Serviço de Imprensa do Kremlin

A Rússia se pronunciou, nesta segunda-feira (4/8), sobre a ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de posicionar dois submarinos nucleares em zonas russas. O porta-voz do Kremlim, Dmitry Peskov (foto em destaque), afirmou durante uma entrevista coletiva que a Rússia demonstra extrema cautela “com quaisquer declarações relacionadas à questão nuclear”.

“Somos muito cautelosos com quaisquer declarações relacionadas à questão nuclear. Vocês sabem que a Rússia assume uma posição responsável. A posição do presidente Putin é bem conhecida”, disse Peskov

Anteriormente, Trump havia posicionado os submarinos em posiçõe estratégias após uma troca de ameaças com o ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev. O fator que desencadeou a intimidação do líder político norte-americano foi a crítica de Medvedev à tarifa dos EUA contra países que negociam com a Rússia, como a taxa de 25% contra a Índia.

Peskov também deixou claro que tomou conhecimento dos submarinos norte-americanos em serviço de combate e enfatizou que “não gostaria de me envolver em tais polêmicas e não gostaria de comentar sobre isso”. Ele também respondeu às declarações e Medvedev, também ex-vice-chefe do Conselho de Segurança do país.

“Em cada país, os membros da liderança têm pontos de vista diferentes sobre os acontecimentos atuais. Há pessoas muito intransigentes nos EUA e nos países europeus”, comentou Peskov.

Segundo ele, o cargo principal é do presidente russo Vladimir Putin, uma vez que é ele quem formula a política externa do país.

Mão Morta

Vale ressaltar que além do desentendimento e ofensas de ambos, Medmev começou a intimidar Trump com uma arma nuclear da Rússia considerada “apocalíptica”, caso os EUA continuassem sendo um impasse para os interesses da Rússia.

Desenvolvida pela extinta União Soviética durante a Guerra Fria, a arma de destruição em massa citada pelo ex-presidente russo é conhecida como “Mão Morta”. Trata-se de um sistema que permite o lançamento de ogivas nucleares por parte da Rússia, mesmo que a liderança do país seja destruída.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?