Regulamentação da cocaína é defendida por prefeita de Amsterdã
"Não é ridículo deixarmos o tráfico de drogas nas mãos de criminosos e não tentarmos encontrar um modelo de mercado civilizado?", questionou

Femke Halsema, prefeita de Amsterdã desde 2018, afirmou que a regulamentação do uso de drogas pesadas, como cocaína e ecstasy, deveria ser papel do estado, pois, atualmente, 80% das atividades policiais da Holanda estão no combate ao tráfico de drogas no país.
Em entrevista à AFP, Femke questionou: “não é ridículo deixarmos o tráfico de drogas nas mãos de criminosos e não tentarmos encontrar um modelo de mercado civilizado?”.
Atualmente, a Holanda tem o consumo de maconha regularizado por meio dos coffeeshops, que possuem autorização para a venda. Apesar da regulamentação do comércio de cannabis, o tráfico de drogas segue movimentando milhões de euros por ano no país.
Cocaína em farmácias
“Poderíamos imaginar que a cocaína pudesse ser obtida em farmácias ou através do sistema médico, pois acho que algumas drogas são perigosas e seria sensato reduzir o seu uso. Porém, a forma como o fazemos não está ajudando (…) teremos de refletir sobre melhores métodos para regular as drogas”, afirmou a prefeita da capital holandesa.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesApesar de grande parte das operações policiais estarem focadas no combate ao tráfico, “o preço da cocaína nas ruas não teve alteração, e por isso [as operações] não teve grande efeito”, finalizou Halsema.



