Quem é o controlador de tráfego que ajudou passageiro a pousar avião?

O controlador de tráfego aéreo teve que imprimir layout do cockpit para guiar passageiro, pois nunca havia pilotado aeronave do tipo

atualizado 11/05/2022 14:40

Robert MorganReprodução

Controlador de tráfego aéreo experiente, Robert Morgan foi o “anjo” que ajudou um passageiro sem experiência de voo a pousar um avião na Flórida, nos Estados Unidos.

Em entrevista à WPBF-TV, o funcionário do Aeroporto Internacional de Palm Beach contou que precisou imprimir uma foto que mostrava os controles do cockpit do Cessna 208 Caravan para conseguir ajudar o passageiro.

0

Morgan revelou que nunca havia pilotado este tipo de aeronave. No entanto, a carreira como instrutor de voo certificado, com cerca de 1.200 horas de voo no currículo, foi fundamental para que a história terminasse bem.

Trabalhando no controle de tráfego há 20 anos, ele contou que havia acabado de trocar de turno com um colega e lia um livro do lado de fora da torre, quando recebeu uma ligação de emergência do passageiro.

Na chamada, o homem informou que o piloto havia sofrido uma emergência médica e estava desorientado.

“Só tinha que mantê-lo calmo”

Com o layout impresso em mãos, ele guiou o passageiro pelas etapas de estabilização das asas e procedimento de pouso da aeronave monomotor.

Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro. Eu só tinha que mantê-lo calmo, apontar para a pista e dizer a ele como reduzir a potência para que ele pudesse descer para aterrissar”, disse Morgan à estação de notícias.

Antes que Morgan percebesse, o passageiro já exclamava que havia pousado. “Estou no chão. Como eu desligo essa coisa?”, perguntou o homem.

O controlador afirmou que assim que viu o avião no chão, correu ao encontro do passageiro – que ainda não teve o nome revelado – e os dois se abraçaram na pista.

“Foi muito bom ajudar alguém. E ele me disse que iria para casa para ver a esposa grávida”.

As gravações do controle de tráfego aéreo revelaram o quão tensa foi a situação quando o passageiro tentou pousar com segurança a aeronave.

Mais lidas
Últimas notícias