Quase 50 pessoas morrem na Nigéria após ingerirem bebida com metanol
Segundo as autoridades, outras 100 pessoas que consumiram a bebida estão recebendo tratamento

Pelo menos 48 pessoas morreram após consumirem bebida alcoólica suspeita de estar contaminada com metanol. Segundo as autoridades, outras 100 pessoas que consumiram a bebida estão recebendo tratamento.
A polícia do estado de Ondo informou nesta quinta-feira (17/9) que 15 pessoas foram presas por conexão com o incidente.
Segundo a Associated Press, o consumo de bebidas alcoólicas produzidas localmente é comum na Nigéria.
Moradores disseram que acreditavam que uma bebida popular à base de ervas com alto teor alcoólico, conhecida como “Rabo de Macaco”, foi misturada com metanol. Segundo a polícia, a suspeita é que 182 pessoas tenham consumido a bebida adulterada.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesMetanol no Brasil
Em 2025, o Brasil viveu um surto de intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil confirmou 76 casos em 2025.
No período, foram 25 mortes.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é incolor e inflamável. Ele é bastante utilizado na fabricação de combustível.
No Brasil, a comercialização de produtos adulterados é crime previsto no Artigo 272 do Código Penal.



