metropoles.com

Putin fez tratamento contra câncer em abril, diz relatório dos EUA

Segundo relatório confidencial produzido pela área de inteligência dos EUA, Putin estaria com a doença em estágio avançado

atualizado

Compartilhar notícia

Alexei NikolskyTASS via Getty Images)
Presidente da Rússia Putin veste terno azul. Ele está olhando sério-Metrópoles
1 de 1 Presidente da Rússia Putin veste terno azul. Ele está olhando sério-Metrópoles - Foto: Alexei NikolskyTASS via Getty Images)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, precisou fazer um tratamento contra um câncer em abril, segundo reportagem exclusiva da Newsweek. A revista norte-americana relata que recebeu a informação de três líderes da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos. Os agentes afirmaram que Putin estaria com a doença já em estágio avançado.

As fontes ouvidas pela Newsweek citaram um relatório confidencial produzido pela agência, que reunia informações e relatos sobre o mandatário russo. O documento também diz que Putin sofreu uma tentativa de assassinato em março.

Segundo a revista, ele já dava sinais de estar doente em fevereiro, quando fez uma reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron. Para a inteligência dos EUA, a mesa longa utilizada e o comportamento do presidente russo já mostraram indícios das condições de saúde dele.

0

“Não houve aperto de mão, nem abraço caloroso, e percebemos isso”, afirmou uma fonte da Direção de Segurança Nacional (DNI) à revista. O relato acrescenta que a área de inteligência da França também fez observações sobre a reunião, mas recusou-se a compartilhar.

“Muito ausente”

A DNI notou que Putin esteve ausente durante boa parte do mês de abril, quando ele teria feito o tratamento. Uma reunião com o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, foi uma das únicas aparições do presidente da Rússia. Na ocasião, Putin não apresentava estar em boas condições de saúde, “curvado em sua cadeira e segurando a mesa com a mão direita”, segundo a Newsweek.

Em 9 de maio, ele apareceu publicamente, no Dia da Vitória, “visivelmente inchado e sentado caído”. O relatório informa que parte dos agentes de inteligência cogitaram que Putin tem doença de Parkinson.

Vídeos de Putin foram examinados por analistas da CIA, alguns treinados em diagnóstico remoto e outros em psiquiatria. O consenso entre os peritos foi de que Putin estava doente e, provavelmente, morrendo.

O relatório diz que serviços de inteligência dos EUA e de outros países apuraram relatos de discórdia entre líderes dos ministérios de segurança russa. Segundo a Newsweek, parte dos diplomatas cogitaram declarar apoio aos países do ocidente.

“Alguém antes visto como onipotente agora era visto principalmente como lutando com o futuro, o seu em particular”, declarou uma fonte da DNI.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações