metropoles.com

Putin “aconselha” países vizinhos a não aplicarem sanções à Rússia

O presidente russo afirmou que não possui “má intenção” em relação a outros países, mas alertou que eles não devem “piorar a situação”

atualizado

Compartilhar notícia

Kremlin Press Office/Handout/Anadolu Agency via Getty Images
O presidente russo, Vladimir Putin, convoca reunião do Conselho de Segurança da Rússia no Kremlin. Ele está de lado falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 O presidente russo, Vladimir Putin, convoca reunião do Conselho de Segurança da Rússia no Kremlin. Ele está de lado falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Kremlin Press Office/Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu aos países vizinhos que não apliquem sanções econômicas à Rússia. Segundo suas próprias palavras, o mandatário diz que não possui “má intenção” em relação a outras nações. O discurso foi transmitido pela TV estatal da Rússia nesta sexta-feira (4/3).

“Não há má intenção em relação a nossos vizinhos. E eu os aconselho a não piorar a situação, não adotar nenhuma restrição. Nós cumprimos todas nossas obrigações e continuaremos a cumpri-las”, ressaltou.

Putin afirmou, ainda, que suas ações são apenas uma reação a atitudes “não amigáveis” de outras nações: “Nós não vemos nenhuma necessidade em piorar nossa relação. Todas nossas ações, se elas surgem, são exclusivamente em resposta a alguma ação não amigável, ações contra a Federação Russa”.

Mapa mostra tropas da Rússia (em vermelho) cercando a Ucrânia (em amarelo) - Metrópoles
Mapa mostra tropas russas cercando a Ucrânia

Além das punições oficiais de outros países, diversas empresas interromperam os seus serviços na Rússia, como forma de pressionar a economia russa a fomentar manifestações do povo contra o regime de Putin. Entre elas, estão Apple, Spotify e Paypal.

O pronunciamento do presidente ocorre no mesmo dia em que tropas russas tomaram o controle do território de Zaporizhzhia, na Ucrânia, e da maior usina nuclear da Europa, situada na cidade. Nessa quinta-feira (3/3), uma explosão alertou a mídia global para o ataque que ocorria no local.

Confira algumas imagens sobre os ataques da Ucrânia pela Rússia:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações