metropoles.com

“Provocada” pelo Ocidente, Rússia faz testes com armas nucleares

Porta-voz cita possível envio de tropas do Ocidente para a Ucrânia e declarações dos EUA para justificar exercícios da Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Contributor/Getty Images
Complexo de mísseis nucleares da Rússia chega durante os ensaios principais do desfile militar, na Praça Vermelha no domingo (5/5)
1 de 1 Complexo de mísseis nucleares da Rússia chega durante os ensaios principais do desfile militar, na Praça Vermelha no domingo (5/5) - Foto: Contributor/Getty Images

Com ares de guerra fria, a Rússia avisou que vai testar armas nucleares. E deixou bem claro que isso faz parte de uma resposta ao suposto envio de tropas do Ocidente para a Ucrânia.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, não mediu palavras ao apontar os comentários do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o país mandar militares à Ucrânia, assim como declarações de representantes do Senado britânico e dos EUA sobre o assunto.

0

Segundo Peskov, os serviços especiais russos estão verificando as declarações para ver se existe a possibilidade de se tornarem realidade. Ele também comentou uma matéria do Financial Times sobre atos de sabotagem do país.

O jornal afirmou que agências de inteligência europeias relatam a preparação de atos de sabotagem da Rússia em toda a Europa. A autoridade russa afirmou que a reportagem “não era séria” e era “infundada”.

Rússia cita “ameaças provocativas” do Ocidente

A agência de notícias Reuters, por sua vez, confirmou o exercício militar russo com o uso de armas nucleares táticas. O Ministério da Defesa é citado, justificando “ameaças provocativas de autoridades ocidentais”. E que os testes foram ordenados pelo presidente Vladimir Putin.

“Durante o exercício, será realizado um conjunto de medidas para praticar as questões de preparação e utilização de armas nucleares não estratégicas”, notificou o Ministério da Defesa da Rússia, dona do maior arsenal de armas nucleares do mundo.

O órgão continuou explicando que esses testes são para garantir a integridade territorial e a soberania do país. E será feita “em resposta a declarações provocativas e ameaças de certas autoridades ocidentais contra a Federação Russa”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?