metropoles.com

Pressões internas em Israel indicam a maior crise no governo Netanyahu

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sofre novas pressões internas por parte dos familiares dos reféns mantidos pelo Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

AP/Reprodução
Imagem colorida de uma manifestação em Jerusalém - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma manifestação em Jerusalém - Metrópoles - Foto: AP/Reprodução

A semana promete ser de grande tensão em Israel. Os Estados Unidos continuam a pressionar o país a buscar alternativas para não levar adiante a incursão em Rafah.

Além disso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sofre novas pressões internas por parte dos familiares dos reféns mantidos pelo Hamas, que se uniram às manifestações pedindo novas eleições, e também a partir de uma decisão da Suprema Corte de Israel, que pode provocar a maior crise política do governo desde a sua posse, no fim de 2022.

Ao mesmo tempo, um relatório que tem o apoio da ONU aponta uma situação de fome iminente na Faixa de Gaza. O estudo produzido pelo IPC (sigla em inglês para Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada) alerta para o risco de fome na Faixa de Gaza até o final de maio de 2024, caso não haja uma cessão imediata dos combates no território.

O documento também afirma que a fome é iminente no norte de Gaza, e deve ocorrer a qualquer momento entre meados de março e maio deste ano. O relatório também pede a Israel para fornecer os bens e serviços essenciais à população.

Ainda segundo o IPC, o cenário mais provável é que tanto a região mais ao norte de Gaza quanto a Cidade de Gaza estejam classificadas em estágio de fome, com provas razoáveis, e que 70% da população estejam em situação de catástrofe.

Já ao sul, Deir al-Balah, Khan Yunis e Rafah são classificadas em situação de emergência. No entanto, caso a guerra continue, as três cidades devem enfrentar o risco de fome até o mês de julho deste ano.

Confira a reportagem completa em RFI, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?