metropoles.com

Presidente do Peru pede que eleições sejam antecipadas para dezembro

Dina Boluarte enviou pedido para que pleito ocorra ainda este ano. Situação no Peru está cada vez mais tensa, com forte rejeição do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Congress of Republic of Peru / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
presidente do peru de braços levantados - metrópoles
1 de 1 presidente do peru de braços levantados - metrópoles - Foto: Congress of Republic of Peru / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

A presidente do Peru, Dina Bouarte, pediu ao Congresso, nesta sexta-feira (27/1), que as eleições no país sejam antecipadas para dezembro. O governo enfrenta forte pressão nas ruas e rejeição ao governo, após a prisão do ex-presidente Pedro Castillo, deposto após ensaiar uma tentativa golpista.

O pleito no país era previsto para julho de 2016, e já teve adiantamento confirmado para abril de 2024. Contudo, a determinação não foi suficiente para conter a onda de manifestações, que já deixaram mais de 50 peruanos mortos e renderam à presidente pedidos de destituição e acusações de genocídio.

A segunda votação da proposta está marcada para esta sexta (27), mas outros grupos parlamentares apresentaram projetos com medidas ainda mais imediatas, acolhidas por Boluarte. A questão será debatida por parlamentares.

“Colocamos este projeto de lei à consideração dos ministros para antecipar as eleições para dezembro de 2023”, disse a presidente durante uma cerimônia em Lima.

“Do Executivo havíamos proposto que essas eleições fossem antecipadas para abril de 2024, projeto que foi votado uma vez no Congresso e que aguarda a segunda votação. Mas os protestos continuam, há mais bloqueios e violência”, reconheceu a presidente.

0

A espiral de crise política em território peruano, que assombra o governo há pelo menos uma década, foi acentuada após a deposição de Castillo. Cidadãos continuam nas ruas pedindo novas eleições.

O pedido de Boluarte para um nova antecipação das eleições ocorre em um momento de marchas e bloqueios de estradas, que geraram problemas de abastecimento de combustível, alimentos e suprimentos médicos em território peruano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?